MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA II
Por: lalauchoa • 27/5/2015 • Resenha • 921 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST[pic 1]
CURSO DE NUTRIÇÃO 2º PERÍODO
DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA II
PROFESSORA: RENATA T. JORGE CALDAS
ALUNO: LARISSA FERNANDES UCHÔA
DATA: 24/04/2014
[pic 2]
RESENHA
HIRSCH, Sonia. Paixão emagrece, amor engorda: Crônicas, receitas e reflexões. Rio de Janeiro: Sextante, 2007. 143p.
Sonia Hirsch nasceu em 1947 em São Paulo, aos 17 anos começou a escrever n’A Semana Portuguesa e no Diário do Povo de Campinas, no ano seguinte foi para a sucursal carioca da Editora Abril, onde permaneceu por cinco anos. Passou a fotografar além de escrever, também dirigiu a divisão de histórias em quadrinhos da antiga Rio Gráfica, hoje Editora Globo. Criou, dirigiu, produziu e musicou peças de teatro infantil. Entre 1976 e 1982 estudou alimentação e medicina natural e oriental, retomando sua atividade jornalística com o objetivo de escrever sobre seu novo campo de conhecimento: a alimentação como base da saúde. Em dezembro de 1983 publica seu primeiro livro, PRATO FEITO e desde então lançou vários outros livros nos anos seguintes e colocou ao alcance de leigos e estudiosos conhecimentos básicos da medicina e da dietética chinesas e o conceito de alimentação natural.
O capítulo “Emagrece, Engorda” fala que no início a paixão emagrece, pois uma paixão recém – nascida é melhor que qualquer comida. No começo do relacionamento o sono diminui, atividades como dançar, cantar e dar risada são muito fáceis e a cada suspiro apaixonado se vão 100 calorias. Depois de um certo tempo de convivência, a paixão se transforma em amor, conquistam o coração um do outro tornando-se prazeroso tudo que se faz junto, tudo que ambos gostam de fazer, sendo que o amor come, o amor cozinha, enfim, o amor engorda.
No capítulo “Temperando”, a autora explica a importância do tempero aos alimentos, pois eles se caracterizam por algum sabor ou aroma especial da planta que é atraente para nós. Podem ser sementes, folhas frescas ou secas, frutas, entre outros, mas o segredo é não se fazer uso em excesso. Foi exemplificado o alho, que segundo a autora, nunca deveria ser dourado, pois perde seu efeito benéfico e causa um mau hálito. Ela também nos informa a importância da cúrcuma, que é um pó amarelo-alaranjado que dá cor a qualquer coisa, trazendo benefícios para nossa saúde como: proteger o fígado, ajudar na digestão das proteínas, além de ser antioxidante, calmante e protetor cardiovascular.
O capítulo “Frutas” deixa evidente que o consumo das mesmas é de extrema importância para a nossa alimentação e que os benefícios trazidos por elas melhoram nossa qualidade de vida. A autora informa que para que possamos aproveitar as fibras, é melhor mastigar a fruta do que tomar o suco, mas também alega que o suco nos fornece líquidos que nos mantém hidratados e que se adicionarmos a linhaça, ela nos devolve as fibras, pois acrescenta os óleos essenciais. Adquirindo novos hábitos, nosso organismo responde com sinais positivos, a pele melhora, a barriga desincha e nós emagrecemos.
No capítulo “Mais alho” é exposto o seu poder como protetor da saúde e sua ajuda no fortalecimento de todos os sistemas do nosso corpo, além de ser um poderoso germicida que ajuda a evitar diferentes tipos de infecções. Em países como a Rússia, são comumente usados contra gripes, resfriados, tosses e desequilíbrios intestinais. O seu consumo constante na alimentação, seja cru ou cozido, equilibra taxas de colesterol e triglicerídeos, reduz a hipertensão arterial, previne contra tumores malignos, entre tantos outros benefícios que esse alimento pode nos proporcionar.
...