A Metodologia de Pesquisa II
Por: yuricederj • 21/8/2017 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
Universidade Federal Fluminense
Consórcio CEDERJ
Curso: Tecnologia em Segurança Pública
Polo: São Gonçalo
Em aula inaugural, Roberto Kant de Lima traz uma breve história do curso de Segurança Pública, bem como suas características e objetivos. Ele explica que o curso é da Universidade, não das Entidades de Segurança Pública. Além disso, o professor diz que a experiência em EAD é nova no curso de Segurança Pública e que o curso de Tecnólogo condensa as disciplinas do curso de Bacharel em Segurança Pública da UFF. Este curso faz parte da faculdade de Direito, logo esta faculdade gerência tanto o curso de segurança pública como o curso de Direito. A proposta em criar o curso de segurança pública iniciou em 1994, em que o professor e colaboradores, seguindo uma proposta de ligação entre a polícia e a antropologia, estabelecendo uma forma independente do Estado na formação acadêmica.
O catálogo de Tecnólogo de Segurança Pública do Mec diz que só profissionais em segurança pública que podem fazer. Apesar desta característica, devido a princípios da própria Universidade, ela solicita que os alunos não frequentem as aulas fardados.
Além disso, ele diz que o conteúdo do curso de Tecnólogo em Segurança Pública é interdisciplinar e, por ser a distância, tem um estilo diferenciado, a linguagem é mais coloquial. Mas, isso não impede que sejam feitas boas as discussões teóricas. No contexto, o professor menciona a pesquisa em segurança pública como um lugar de produção de conhecimento, em que o conhecimento não vem pronto, tornando, assim, o aluno produtores de conhecimento.
Deste modo, percebe-se que o curso não é uma complementação na formação policial. A ideia é compreender as políticas públicas sob uma perspectiva democrática, indagando a natureza dos conflitos. Logo, é importante esclarecer que conflito é uma coisa e crime é outra. A sociedade tem uma concepção judiciária de querer acabar com os conflitos, o que, segundo o professor, é impossível. Então, mais importante que querer extinguir com os conflitos, é aprender a gerenciá-los.
...