Nutrição
Por: brizidia • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 491 Palavras (2 Páginas) • 537 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem
NOME | GABRIELLA BARROS SILVA |
RA | 8407101875 |
Atividade de Autodesenvolvimento
A avaliação nutricional possui como alvo analisar o modelo da alimentação do paciente e sua taxa de nutrição, oferecer medidas para nosso auxílio, nos possibilitando a adaptar e sugerir para que seja executada de forma correta, objetivando no aperfeiçoamento físico e nutricional no decorrer do tempo em que o cliente estiver em âmbito hospitalar.¹
No caso do paciente R.O.B de 71 anos, segundo a avaliação física e relato do mesmo, podemos avaliar que o cliente encontra-se desnutrido e anêmico. De acordo com o resultado o seu sistema imunológico apresenta-se baixo ocasionando, desta forma, a pneumonia e a fraqueza que ele estava sentindo.
Devido aos sintomas de queda de cabelo, conjuntiva pálida e unhas enfraquecidas, identifica-se as deficiências de ferro, proteínas e água relacionadas à má alimentação e desidratação por ele estabelecida. Perante a avaliação alimentar, a mais certa triagem para esta conformidade é a do tipo MAN, pois possui uma alimentação incorreta, proporcionando assim sua Hipertensão Arterial e Diabetes.²
Assim, devemos orientar o paciente a melhorar o consumo de alimentos ricos em ferro e a ingestão de líquidos. Desta forma, deve-se seguir os horários de cada refeição, alimentando-se a cada 3 horas de forma correta, respeitando cada porção e combinações de alimentos. Aumentando a ingestão de carne vermelha ou gema de ovo, preferencialmente, cozidas; folhas verdes escuras, beterraba, feijão, ervilha e/ou lentilha, nunca acompanhada de chás ou copo de leite, pois os mesmos retém a absorção de ferro no organismo, podendo substituir por sucos ricos em vitaminas C como, por exemplo, limão, laranja ou até mesmo, temperar a salada com limão. Procurar agregar frutas da estação, pois são mais baratas e ajudam no aumento das vitaminas, como, melancia, manga, além da banana e mamão.³
O enfermeiro é o principal encarregado pela assistência, auxilio na terapia da desnutrição, ensino, estabilização e adaptação da refeição do paciente no decorrer do tempo de hospitalização, estando alerta e passando conhecimentos interessantes à equipe de enfermagem do destaque da nutrição no restabelecimento do cliente desnutrido. Deste modo, deve contribuir como integrante da equipe de saúde em relação à saúde do paciente.4,5
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- SIGULEM, Dirce M.; DEVINCENZI, Macarena U.; LESSA, Angelina C. Diagnóstico do estado nutricional da criança e do adolescente. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, 2000. Disponível em:http://www.jped.com.br/conteudo/00-76-S275/port_print.htm.
- PAZ, Ramyne de Castro; FAZZIO, Débora M. G.; SANTOS, Ana Lilian B. Avaliação Nutricional em Idosos Institucionalizados. Nutricionista (Curso de Nutrição)- Universidade Paulista (UNIP), Brasília, 2012, 12-13 p. Disponível em:http://file:///C:/Documents%20and%20Settings/Recep%C3%A7%C3%A3o/Meus%20documentos/Downloads/6-11-1-PB.pdf.
- FIDELIX, Marcia S. P. Sistematização do Cuidado de Nutrição. São Paulo: Associação Brasileira de Nutrição, 2014. 40-52 p. Disponível em: http://www.asbran.org.br/arquivos/PRONUTRI-SICNUT-VD.pdf.
- GONÇALVES, Dircilene A. P. Ações de Enfermagem para Subsidiar a Preferência Alimentar do Paciente Hospitalizado. Rio de Janeiro: Fundação Técnico Educacional Souza Marques (FTESM),2009. 13-14 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hfb/trabalho_dircilene.pdf.
- FERESIN, Cátia; SONZOGNO, Maria C. Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro. Disponível em: .
...