O Experimento e Observação de Contaminação de Alimentos
Por: Odilon82 • 11/5/2023 • Ensaio • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 108 Visualizações
UNIVESIDADE FEDERAL DO PARANÁ
ANTONIO FERNANDO HAAS
ODILON PASSOS RAVEDUTTI DURANTE
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Experimento e Observação de Contaminação de Alimentos
JANDAIA DO SUL
2022
- INTRODUÇÃO
De acordo com Lacerda (2012), com o aumento da população mundial o consumo de alimentos aumenta em uma progressão geométrica, sendo assim faz-se necessário o aumento da produção de alimentos, mas não somente a produção, sua distribuição e conservação também são importantes para que os alimentos se mantenham dentro dos padrões exigidos pelos meios de vigilância sanitária. Manter as características primordiais dos alimentos é uma preocupação da indústria de alimentos que vem observando novas técnicas de conservação e armazenamento dos mesmos, com o objetivo de proporcionar a cada dia um alimento de qualidade e maior durabilidade ao consumidor.
Conforme José Evangelista em Tecnologia de Alimentos a preservação e a conservação são processos distintos, porém, se complementam, gerando um prosseguimento necessário para que os alimentos ou produtos alimentícios permaneçam inalterados em seus valores organoléticos e nutritivos e apresentem condições higiênicas capazes de consumo após certo período de tempo sem a deterioração por um certo período de tempo.
Os microrganismos como fungos e bactérias são os responsáveis pelo apodrecimento dos alimentos, eles os contaminam fazendo com que os mesmos venham a estragar. No entanto alguns processos podem ser retardados com o auxílio de técnicas de conservação.
Sendo assim, faz-se necessário a realização de experimentos que possam comprovar que a conservação inadequada de alimentos promove a contaminação dos mesmos por fungos e bactérias de forma mais rápida.
METODOLOGIA
Para o presente trabalho acadêmico, o objetivo proposto foi realizado de forma qualitativa. Para os procedimentos técnicos foram realizados através de observação e estudos de textos, entrevistas e periódicos de forma eletrônica. Em que houve investigação de diversas temáticas citadas pelos autores, possuindo o tempo médio de 9 dias para a realização do trabalho. Onde, através dele foi perceptível analisar a o mesmo alimento exposto em 5 (cinco) ambientes diferentes.
A fundamentação teórica foi embasada no livro Tecnologia de Alimentos (1999) escrito por José Evangelista, textos e materiais disponíveis na Biblioteca da UFPR que iniciou através de realização de um experimento e observá-lo por um período de 9 (nove) dias e reflexionar as mudanças deste alimento preparado solicitado em sala de aula, na disciplina de Introdução à Prática ministrada pela professora Érika Vasquez no ano de 2022, no curso de Engenharia de Alimentos.
Com o intuito de observar as condições mais favoráveis para o desenvolvimento de fungos e bactérias e perceber a necessidade de conservar bem os alimentos para que eles não se contaminem.
MATERIAIS
Foram utilizados os seguintes materiais:
05 copinhos de vidro numerados de 1 a 5;
01 pedaço de saco plástico ou filme plástico;
02 colheres de amido de milho ou outro tipo de farinha;
01 colher de óleo;
01 colher de vinagre;
01 colher de sopa;
01 panela pequena;
01 copo de vidro;
150ml de água;
01 fogão;
01 geladeira.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foi adicionado os 150ml de água em uma panela e aquecida no fogo alto, após atingir o ponto de fervura, a agua foi transferida para um copo de vidro, ao qual adicionado 02 colheres de sopa de amido de milho, este preparo (mingau) foi separado em cinco porções de mesma quantidade em pequenos copos de vidro e numerados de um a cinco. Os quais ficaram dispostos da seguinte ordem:
Copo 1 – conservado aberto e exposto ao ar livre;
Copo 2 – conservado coberto com plástico filme (PVC);
Copo 3 – conservado aberto c/ 1 colher de óleo;
Copo 4 – conservado aberto c/ 1 colher de vinagre,
Copo 5 – conservado aberto na geladeira.
Conforme figura abaixo:
[pic 1]
Fonte: os Autores
- RESULTADO E DISCUÇÃO
Nas primeiras 72 horas observou-se que todos os experimentos permaneceram sem alteração. Porém, nas próximas 48 horas ao observar o experimento 1 foi identificado formação de manchas de cor magenta e os demais experimentos permaneceram sem alterações.
No sexto e sétimo dia o experimento 1 apresentou várias alterações para uma cor mais escura, enquanto o experimento 2 começou a apresentar pontos na cor magenta e os demais experimentos permaneceram sem alteração.
...