Relatorio de aula pratica
Por: kaline2010 • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 637 Palavras (3 Páginas) • 5.552 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Os cereais são grãos que provém das gramíneas. Cuja sementes dão em espigas. São alimentos usados desde as mais remotas eras da civilização pela facilidade de seu cultivo, conservação, alto valor calórico e baixo preço. Os cereais habitualmente consumidos são uma fonte econômica de energia, pois seu valor nutritivo é proporcionado sobretudo pelos hidratos de carbono provenientes do amido. (ORNELLAS, 2008)
Podem ser moídos para obtenção de farinhas, como por exemplo, o trigo e o milho. As farinhas podem ser integrais ou refinadas.
Cereais são produzidos por todo mundo em maiores quantidades do que qualquer outro tipo de produto e são os que mais fornecem calorias ao ser humano. Em alguns países em desenvolvimento, os cerais constituem praticamente a dieta inteira da população. Nos países desenvolvidos, o consumo de cereal é mais moderado, mas ainda substancial (TUCUNDUVA, 2014).
Dentre os cereais mais consumidos pela população destacam-se:
Arroz: rico em amido, fornecendo energia; contribui para a síntese proteica; é livre de glúten, indicando para portadores de doenças celíaca. Para o consumo de mesa são conhecidos três tipos em função da forma de processamento pós-colheita: arroz integral, branco polido e parbolizado.
Aveia: é produzido em flocos pré-cozido, servidos como mingau. A farinha de aveia é muito utilizada na panificação e confeitaria, bem como para empanar peixes antes de serem fritos.
Centeio: é um grão integral de farinha escura. Os pães produzidos por este cereal são mais compactos.
Milho: os grãos maduros de milho aparecem em grandes variedades de produtos culinários. Entre os derivados, destacamos: fubá, canjica, canjiquinha, pipoca, óleo, amido, xarope (glucose).
Trigo: empregado na confecção de pães, devido a presença de duas proteínas (fliadina e glutelina) que, com a adição de líquidos formam substancias de propriedades elásticas denominada glúten.
Diante do exposto, esta aula pratica tem como objetivo avaliar o rendimento, o tempo de cocção de cereais em grãos.
2. OBJETIVO GERAL
- Avaliar o rendimento do cereal ao ser preparado pelo método de calor úmido.
2.1.OBJETIVO ESPECIFICO
- Avaliar o rendimento do cereal após o remolho;
- Verificar o tempo e o método de cocção de cereais em grão.
- Analisar o ponto de gelatinização do cereal.
3. MATERIAL E MÉTODOS
3.1. Material
Ingredientes:
Canjiquinha (milho) - 500g
Açúcar - 4 colheres de sopa
Leite Líquido - 5 xícaras de chá
Cravo - 5 unidades
Leite condensado - 115g
Leite de coco - 200ml
Utensílios:
Panela de Pressão
Balança de precisão
Tigela de vidro
Bequer
Colher de pau
Concha
3.2. Método
Para elaboração da preparação:
- Foram pesados 500g de milho, em seguida colocado em 2 litros de água para o remolho no período de 12 horas.
- Após o remolho o milho foi pesado, em seguida colocado na panela de pressão juntamente com 3 litros de água por 30 minutos.
- Passado os 30 minutos, foram acrescentados os demais ingredientes e levados ao fogo por 15 minutos.
- Após 15 minutos, a preparação chegou ao ponto de mingau.
4. RESULTADO
No experimento o resultado obtido foi de acordo com o esperado, obtendo-se um mingau (canjiquinha), com textura consistente, sabor agradável.
...