TESTE DE SENSIBILIDADE ANTIMICROBIANA (TSA)
Por: lanny2020 • 19/10/2020 • Relatório de pesquisa • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 483 Visualizações
2
1. INTRODUÇÃO
Desde as descobertas de Alexandre Fleming com a penicilina, começamos a ter certa vantagem sobre doenças. A penicilina foi o primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias. A palavra antibiótico vem do grego e significa contra a vida – das bactérias.
Um antibiograma é um ensaio que mede a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura. Ágar Müeller Hinton é um meio de cultura em placas recomendado para a realização de antibiograma (teste de sensibilidade), é rico proteínas e carboidratos que fornece o substrato ideal para o desenvolvimento e crescimento de cepas bacterianas de interesse clínico.
O teste é feito utilizando-se discos de difusão antibióticos depositados sobre a superfície do meio onde se inoculou, por espalhamento, uma amostra de uma cultura bacteriana previamente crescida em meio líquido.
3
[pic 1]Fonte: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico 2018.
4
Os testes de sensibilidade são indicados, com maior frequência, quando se acredita que o organismo causador pertence a uma espécie capaz de apresentar resistência aos agentes antimicrobianos normalmente usados. Todas as etapas envolvidas na realização dos TSA, desde a seleção dos antimicrobianos a serem testados até a interpretação dos resultados, são padronizadas por organizações especializadas como:
● Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI, EUA);
● British Society for Antimicrobial Chemotherapy (BSAC, Reino Unido); ● Comité de L’Antibiogramme de la Société Française de Microbiologie (CA-SFM, França).
2. OBJETIVO(S)
O objetivo do teste de sensibilidade à difusão de disco de Kirby-Bauer é determinar a sensibilidade ou resistência de bactérias e outros patógenos a vários compostos antimicrobianos, a fim de auxiliar o médico na seleção de opções de tratamento para seus pacientes. (JAN 2009).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
O método utilizado no antibiograma segue o protocolo de teste de sensibilidade à difusão de disco Kirby-Bauer
● Solução salina
● Placa de Petri
● Placas de ágar Mueller-Hinton
5
● Discos antibióticos
● Amoxicilina
● Clorafenicol
● Gentamicina
● Sulfonamidas
● Tetraciclina
● Compasso de calibre ou régua
● Bact-cinerator ou queimador de Bunsen
● Swab
● Cultura pura do organismo de 18 a 24 horas a ser testada
● Alça ou agulha de inoculação
Foi feita o cultivo das bactérias. Para isso, cumprimos as etapas de esfregaço, fixação dos discos de antibiótico e, por fim, o cultivo da bactéria propriamente dito, em solução de ágar Mueller-Hinton, em temperatura e umidade propícia, após um intervalo de tempo, obtivemos os resultados.
Figura 1 – Incubação de Bactéria Laboratório Microbiologia UVV.
[pic 2]
Fonte: Lanny Barbosa Huhn (2019).
6
Preparar as placas de Petri, através de esfregaço com swab.
Figura 2 – Preparação
[pic 3]
Aplicar os discos antimicrobianos na placas de ágar Mueller-Hinton inoculada com as bactérias estudadas, Escherichia Coli e do gênero Pseudômonas.
Figura 3 – Discos Antimicrobianos
[pic 4]
Após o tempo de incubação, afere-se o tamanho do halo de inibição, conforme fig. 4, tendo como referências as tabelas de; “Padrões interpretativos do diâmetro da zona para cada espécies”. (JAN 2009)
7
Figura 4 – Halo Inibição
[pic 5]
4. RESULTADOS
Utilizando a técnica de Kirby-Bauer, os resultados encontrados em sala de aula, se baseia na medição do halo de inibição de cada antibiótico testado, tendo como referência a tabela 1, de medidas abaixo citada, podemos verificar através das informações coletadas, que a mesma bactéria pode ser resistente ou sensível a vários tipos de antimicrobianos, esta resistência fortalece a utilização da técnica, pois uma mesma cepa bacteriológica apresenta características únicas e específicas na presença de cada antimicrobiano.
...