A ODONTOLOGIA ESTÉTICA: INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DENTISTICA E PERIODONTIA
Por: Nathália Verônica • 3/12/2021 • Trabalho acadêmico • 5.979 Palavras (24 Páginas) • 219 Visualizações
FACULDADE EDUFOR[pic 1][pic 2]
CURSO DE ODONTOLOGIA
INTERDISCIPLINAR IV
ODONTOLOGIA ESTÉTICA: INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DENTISTICA E PERIODONTIA
SÃO LUIS
2021
[pic 3]
WELLISON SANTANA
NATHÁLIA VERÔNICA
ANDRESSA MESQUITA
VITÓRIA PAIXÃO
CIRLAN TEXEIRA
MATEUS CASTRO
[pic 4]
ODONTOLOGIA ESTÉTICA: INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DENTISTICA E PERIODONTIA
Trabalho apresentado a disciplina de Interdisciplinar IV do curso de Odontologia da Faculdade EDUFOR como requisito de obtenção de nota.
Orientador: PROF. Alfredo Zenkner
SÃO LUIS
2021
[pic 5]
RESUMO
Faces harmônicas possuem proporções próximas às ideais, e o ser humano é geneticamente predeterminado a apresentar tal proporção. Todavia, vários fatores podem colaborar para comprometer a harmonia e o equilíbrio da oclusão dentária normal. A Dentística Restauradora e a Periodontia interagem de forma positiva, promovendo uma abordagem integrada, para uma adequada reabilitação funcional e estética do paciente. Este estudo tem como objetivo evidenciar, por meio de análises de casos clínicos, a importância de uma abordagem interdisciplinar envolvendo Periodontia e Dentística Restauradora, como forma de tratamento do sorriso gengival. Para isso, foram selecionados um total de quatro casos clínicos que demonstrassem a relação entre dentística restauradora e a periodontia, com publicação entre 2015 e 2021. a interdisciplinaridade entre as áreas de Dentística Restauradora e a Periodontia, demonstra ser bastante eficiente no que se refere a obtenção de resultados eficazes para o tratamento do sorriso gengival.
Palavras- chave: periodontia; dentística restauradora; sorriso gengival; estética bucal; insterdisciplinaridade.
ABSTRACT[pic 6]
Harmonious faces have proportions close to the ideal, and humans are genetically predetermined to present such proportions. However, several factors can compromise the harmony and balance of normal dental occlusion. Restorative Dentistry and Periodontics interact in a positive way, promoting an integrated approach, for an adequate functional and aesthetic rehabilitation of the patient. This study aims to highlight, through the analysis of clinical cases, the importance of an interdisciplinary approach involving Periodontics and Restorative Dentistry, as a form of treatment for gummy smile. To that end, a total of four clinical cases were selected that demonstrated the relationship between restorative dentistry and periodontics, published between 2015 and 2021. Interdisciplinarity between the areas of restorative dentistry and periodontics has been shown to be quite efficient in obtaining effective results in the treatment of gummy smile.
Keywords: periodontics; restorative dentistry; gummy smile; mouth aesthetics; interdisciplinarity
SUMÁRIO[pic 7]
1. INTRODUÇÃO 6
2. REVISÃO DE LITERATURA 8
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 13
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 23
[pic 8]
INTRODUÇÃO
É de conhecimento de todos que a harmonia e a beleza assumem enorme significado em nossa sociedade. Somos bombardeados frequentemente com padrões de beleza, por meio da imprensa, mídia eletrônica, cinema e propaganda. Para qualquer lugar que olharmos, sempre haverá uma face bonita tentando vender uma ideia, serviço ou produto (BARATIRE, 2002).
Faces harmônicas possuem proporções próximas às ideais, e o ser humano é geneticamente predeterminado a apresentar tal proporção. Todavia, vários fatores podem colaborar para comprometer a harmonia e o equilíbrio da oclusão dentária normal. Entre esses fatores, os mais comumente encontrados são as ausências dentárias, as giro versões, os apinhamentos, as alterações de morfologia dentária, as sobre mordidas, sobressaliências e os diastemas entre os incisivos superiores (SOUSA et al, 2006).
Porém, frequentemente o tratamento adequado é de grande complexidade, envolvendo diversas especialidades da Odontologia. Nesse sentido a Dentística Restauradora e a Periodontia interagem de forma positiva, promovendo uma abordagem integrada, para uma adequada reabilitação funcional e estética do paciente (MONDELLI et al, 2002).
Surgiram inúmeras técnicas com o intuito de solucionar problemas estéticos bucais causados por vários fatores como: perda dentária, sorriso gengival, desarmonia nas proporções dentárias, dentre outras. Estas técnicas conseguiram ao longo dos anos suprir falhas estéticas e devolver ao paciente um sorriso agradável que o tornara mais aceito na sociedade.
Segundo Colombini (1991), milhões de indivíduos necessitam de reconstrução total ou parcial das estruturas dentárias perdidas e sofrem das consequências das sequelas destas perdas. Muitos profissionais bem intencionados e inventivos ansiaram pela resolução destes problemas com implantes dentais osseointegrados. ]
O fator gengival também é de primordial importância quando se fala em estética dentária. Segundo Carranza et al. (2007), a estética é uma das grandes motivações para cirurgias de aumento de coroa clínica, que tem como objetivo, corrigir deformidades anatômicas, de desenvolvimento ou traumáticas da gengiva e mucosa alveolar. Um ator importante quando se fala em cirurgia periodontal é a preservação do espaço biológico, que é a diferença de altura entre a crista óssea e a margem gengival e deve ser de 3mm para promover a manutenção da saúde.do periodonto.
...