O CIRURGIÃO DENTISTA E A SUA IMPORTÂNCIA NA ATENÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE PESSOAS PORTADORAS DE HIV
Por: Rafael Gonçalo • 14/6/2019 • Projeto de pesquisa • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 302 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RAFAEL GONÇALO DE ARAÚJO.
O CIRURGIÃO DENTISTA E A SUA IMPORTÂNCIA NA ATENÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE PESSOAS PORTADORAS DE HIV
São Luís - Ma
2019
UNIVERSIDADE CEUMA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA
CURSO DE ODONTOLOGIA
RAFAEL GONÇALO DE ARAÚJO
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Administração da Universidade Ceuma como requisito de nota parcial.
Orientador:
São Luís - Ma
2019
SUMÁRIO
1 PROBLEMA...........................................................................................................
2 HIPOTESES..........................................................................................................
3 OBJETIVOS..........................................................................................................
3.1 Objetivo Geral.................................................................................................
3.2 Objetivo Específico..........................................................................................
4 JUSTIFICATIVA....................................................................................................
5 REFERENCIAL TEÓRICO..................................................................................
6 METODOLOGIA...................................................................................................
7 CRONOGRAMA...................................................................................................
REFERÊNCIAS.......................................................................................................
1 PROBLEMA
Tratando da atuação odontológica, o desconhecimento prévio da doença e de suas manifestações clínicas, aliado ao preconceito construído sobre a aids, causou extremas limitações no tratamento dos portadores. A grande maioria dos cirurgiões dentistas não sentem que tem o preparo necessário para conceder atendimento aos pacientes portadores de HIV/aids, principalmente quando estes já apontam complicações clínicas que necessitam de atenção. O profissional, devido à insegurança sentida, prefere evitar esse tipo de atendimento. No entanto, é necessário deixar claro que o tratamento dos indivíduos portadores do vírus HIV não tem maior complexidade que o de outros pacientes com agravos clínicos semelhantes. Ademais, os sinais clínicos iniciais da imunodeficiência associados ao vírus HIV aparecem com frequência, na cavidade bucal (Brasil, 2000), o que torna o cirurgião-dentista um importante ator no diagnóstico precoce da doença e reabilitação desse grupo específico de pacientes.
2 HIPÓTESES
A difusão do conhecimento acerca do atendimento, diagnóstico e tratamentos de variações na saúde bucal por HIV/aids e instrução sobre riscos ocupacionais durante procedimentos odontológicos podem minimizar o preconceito para com esses pacientes, possibilitar segurança ao cirurgião dentista ao se deparar com algum caso relacionado e promover saúde integral com maior qualidade de vida para portadoras do vírus da imunodeficiência humana.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Promover uma revisão e pesquisa minuciosa sobre o tratamento odontológico de portadores de HIV/aids, descrevendo a importância de manter os procedimentos que garantem atenção integral, sem barreiras preconceituosas ou estereótipos, à saúde bucal das pessoas com HIV/Aids sob a visão dos dentistas.
3.2 Objetivos Específicos
Para que seja possível analisar as informações sobre os tratamentos odontológicos de portadores de HIV/aids e contemplar, assim, o objetivo geral, seguem-se os objetivos específicos abaixo.
• Fazer o levantamento sobre as fases da doença;
• Mostrar quais os exames laboratoriais atualmente é usado para diagnosticar a doença e como o cirurgião dentista pode ser um fator importante nesse processo;
• Mapear as principais manifestações bucais causadas pela infecção;
• Nortear os riscos ocupacionais presentes na atuação clínica do cirurgião dentista no atendimento aos portadores de HIV/aids e condutas frente a acidentes.
4 JUSTIFICATIVA
Independente do problema de saúde, a promoção de saúde confere ao paciente tratamento integral. Partindo por esse pressuposto, o cuidado com a saúde bucal das pessoas quem portam o vírus HIV ou que já apresentam a AIDS (estágio clínico mais avançado do vírus) necessita de cuidados multidisciplinares que exigem atenção especial do cirurgião-dentista. A situação de imunossupressão que é gerada pelo vírus leva ao risco do surgimento de neoplasias ou infecções na cavidade oral.
Contudo, para que o profissional possa conceder integralidade em seu atendimento, é necessário que ele apresente uma qualificação ideal e tenha condições de estrutura física para tal atendimento. Assim, por meio de anamnese e exame físico, o dentista pode encontrar sinais e sintomas sugerem infecção causada pelo vírus HIV, cooperando e sendo um fator considerável para que precocemente seja diagnosticada a doença. O cirurgião-dentista exerce um papel igualmente importante nos pacientes que a infecção já foi comprovada por meio de exames, contribuindo para melhoria da sua qualidade de vida por meio de ações que garantam a manutenção da saúde bucal,
Dessa forma, fica nítida a importância de ter ciência dos cenários das práticas e efeitos em saúde bucal relacionados à assistência odontológica aos pacientes portadores de HIV/aids, levado em conta os processos de educação permanente desenvolvidos, o métodos utilizados e o acesso dos usuários a saúde integral sem barreiras preconceituosas. Assim, este projeto busca descrever a dimensão no processo de atenção à saúde bucal dos portadores dessa condição patológica bem como investigar características e verificar a existência de parâmetros da humanização do cuidado.
...