OCLUSÃO X PRÓTESE TOTAL
Por: Paula Roberta dos Anjos • 10/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.430 Palavras (10 Páginas) • 366 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
CURSO DE ODONTOLOGIA
MARÍLIA OLIVEIRA COSTA
MATHEUS MONTENEGRO BARBOSA
MIKAELLY AMARO DE ARAUJO
MILENA LACERDA DA SILVA
MIRELLA SOARES DA CUNHA
MOABY HENRIQUE FLORENTINO PEREIRA
MONIQUE ANDRESSA COUTINHO CAVALCANTE NASCIMENTO
PAULA ROBERTA BRITTO DOS ANJOS
PAULINNE BRAGA REZENDE SARMENTO
PEDRO DE ALMEIDA CAVALCANTE
RAFAELLA BARBOSA DE SOUZA ALBUQUERQUE
OCLUSÃO X PRÓTESE TOTAL
MACEIÓ – AL
2018/0
MARÍLIA OLIVEIRA COSTA
MATHEUS MONTENEGRO BARBOSA
MIKAELLY AMARO DE ARAUJO
MILENA LACERDA DA SILVA
MIRELLA SOARES DA CUNHA
MOABY HENRIQUE FLORENTINO PEREIRA
MONIQUE ANDRESSA COUTINHO CAVALCANTE NASCIMENTO
PAULA ROBERTA BRITTO DOS ANJOS
PAULINNE BRAGA REZENDE SARMENTO
PEDRO DE ALMEIDA CAVALCANTE
RAFAELLA BARBOSA DE SOUZA ALBUQUERQUE
OCLUSÃO X PRÓTESE TOTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial, para obtenção de nota na disciplina de Clínica Odontológica ll do curso de Odontologia do Centro Universitário Cesmac, sob a orientação das professoras Aleska Dias Vanderlei, Ângela Libia Chagas Amaral e Katharina Jucá Moraes Fernandes.
MACEIÓ– AL
2018/01
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
PRÓTESE PARCIAL (PT) 5
OCLUSÃO 5
RELAÇÃO ENTRE OCLUSÃO E PRÓTESE TOTAL 7
TIPOS DE OCLUSÃO............................................................................. 7
COMO A PRÓTESE TOTAL INTERFE NA QUALIDADE DE VIDA ...... 8
TRAUMAS EM PRÓTESE TOTAL.......................................................... 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A perda dos dentes determina importantes mudanças no sistema mastigatório que afetam o osso, a mucosa oral e os músculos. A estabilidade e retenção de próteses totais podem ser comprometidas pela deslocação de forças, que são criadas durante a mastigação, deglutição, e hábitos parafuncionais. Ao longo destas funções, os dentes da maxila e mandíbula entram em contato, e desfavoráveis deslocamentos podem esgotar as forças de retenção e estabilidade das próteses, gerando desconforto e trauma da mucosa subjacente. A mudança da prótese determina a modificação da informação periférica, necessitando de adaptação do sistema motor. (GOIATO, MANCUSO, ZUCCOLOTTI et al., 2008)
Vários procedimentos clínicos e laboratoriais são necessários durante o tratamento reabilitador com próteses totais, e a instalação dessas próteses seria o ápice desse tratamento. É uma etapa crítica em que existe um duplo relacionamento entre o cirurgião-dentista, que terá a oportunidade de verificar a exatidão do trabalho executado, e o paciente, que espera ansiosamente pela prótese. (BARBOSA, BARÃO, ASSUNÇÃO et al., 2006)
Um aspecto que merece ser destacado é a questão estética. Devido à perda dos dentes em sua grande maioria tem o poder de influenciar diretamente no comportamento social. Sendo assim, um tratamento restaurador deve além de reabilitar, devolver a autoestima do paciente. (SEGGER, 1998).
2 PRÓTESE TOTAL
A palavra prótese pode ser definida como “Ciência e arte que tratam da reposição das partes ausentes do corpo humano por elementos artificiais que a engenhosidade da mente humana cria para cada situação em particular. Assim, pode-se fazer uma prótese ocular, para substituir um olho perdido, uma articulação mecânica, para substituir uma articulação natural danificada, etc.”. Relacionando a prótese com a Odontologia sem desmerecer o seu aspecto científico, evidencia-se o seu sentido de arte, principalmente quando estão em jogo os fatores estéticos relativos a esta área do corpo humano. Porém, é necessário ter todos os cuidados embasados em conhecimentos científicos para se obter sucesso na reconstrução protética. (TODESCAN; SILVA; SILVA, 2003)
A Prótese total, é uma prótese dentária que tem a finalidade de substituir, funcional e esteticamente, todos os dentes. São aquelas que repõem todos os dentes de uma vez. Elas são feitas com dentes artificiais em resina e uma estrutura em um plástico muito resistente com coloração rósea, que imita a gengiva. A mobilidade da prótese pode promover feridas na boca algumas vezes o que torna o seu uso desconfortável, por isso tem que estar na forma ideal para o paciente. Na arcada superior exige o recobrimento total do palato. Podendo ser removidas com certa facilidade, pelo paciente ou pelo profissional e posicionadas na boca sempre que necessário, não acarretando danos à sua estrutura ou aos elementos biológicos com os quais se relacionam diretamente. (DI FIORE, 2010)
No dizer de DI FIORE, (2010) são classificadas de acordo com a via de transmissão da força mastigatória ao osso alveolar em dois tipos: Mucosa suportada e Implanto suportada.
Na prótese total a Mucosa suportada é todo tipo de prótese que se apóia sobre a fibromucosa bucal e através dela transmite os esforções mastigatórios ao osso alveolar. Já a Implanto suportada são próteses que se apoiam sobre uma estrutura metálica implantada diretamente no osso alveolar. (DI FIORE, 2010)
3 OCLUSÃO
Pode-se definir oclusão como sendo o relacionamento fisiológico entre os dentes dos arcos superior e inferior, em todas as posições e movimentos da mandíbula. (TEIXEIRA; REHER; REHER, 2008). A ciência odontológica postula alguns princípios ideais em oclusão, a Relação Cêntrica (RC) pode ser definida como uma relação mandibular estabelecida pelo posicionamento da cabeça da mandíbula na região mais posterior, superior e centralizada nas fossas mandibulares. (DI FIORE, 2010).
...