Resumo de Artigo Odontopediatria
Por: Amanda Mafra • 20/3/2021 • Resenha • 711 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
Amanda Mafra Maciel
Resumo 2
Panorama do Ensino da Terapia Pulpar em Dentes Decíduos nos Cursos de Graduação em Odontologia
O artigo inicia explicando que muitas lesões cariosas evoluem até chegar na polpa. Deste modo, relata que o estudo feito foi referente as técnicas terapêuticas de pulpotomia e pulpectomia em dentes decíduos.
O estudo foi realizado através de um questionário enviado as instituições que participaram da pesquisa. No questionário existiam 20 perguntas sobre as atitudes terapêuticas em casos de tratamento endodônticos de pulpotomia e pulpectomia em dentes decíduos.
Observou-se os seguintes aspectos: Indicações, isolamento absoluto, solução irrigadora, curativo de demora, material obturador dos canais radiculares, material restauradores definitivos, prescrições medicamentosas e mapeamento de fístulas.
Fundamentado em outros estudos, o artigo considerou as indicações para realizar pulpotomia e realizar o tratamento em sessão única. A principal indicação de medicamento para a pulpotomia foi “Formocresol”. Para a obturação do canal radicular, observou-se a preferencia pelo uso de “Hidróxido de Cálcio”, outro material utilizado é OZE e Cimento ionômero de vidro.
Quanto as indicações, mais da metade das instituições preferem executar pulpectomia sendo apenas 10% das instituições indicando a pulpotomia não vital. Ao se tratar de sessões únicas, a ocorrência do procedimento depende do grau de inflamação da polpa, cooperação da criança e estado geral do dente.
Observou-se também com a realização da pesquisa, que o isolamento absoluto só é utilizado 66,2% das vezes e a odontometria é geralmente substituída pelo diagnóstico apenas com a radiografia.
Mesmo a solução de hipoclorito de sódio mostrando-se eficiente, muitos pesquisados tem preferencia pela utilização de líquido de Dakin para irrigar os canais radiculares.
Ao que se refere aos curativos de demora quando a pulpectomia é realizada, a maioria dos pesquisados defendem a utilização, tal como o uso de selante na cavidade com OZE ou cimento ionômero de vidro.
O material obturador dos canais radiculares de escolha dos pesquisados foi a pasta Guedes-Pinto. Outro ponto importante é que 24% das pastas indicadas possuem em sua composição hidróxido de cálcio.
Depois da pasta obturadora, utiliza-se uma sub-base, os pesquisados relatam que geralmente usam cimento ionômero de vidro sozinho ou associado a gut-percha.
Quando existe a presença de abscessos pulpares, a maioria dos pesquisados indicam antibióticos e bochechos com soluções salinas ou antisséptica.
Na presença de fístulas, o retratamento endodôntico é recomendado mais de uma vez pelos pesquisados.
VISÃO CRÍTICA
O artigo busca recolher informações sobre as principais decisões e escolhas de materiais.
É possível observar alguns pontos positivos com a realização do estudo como a preocupação do cirurgião-dentista de realizar um retratamento de canal quando em casos de fístulas, sem preconizar por tratamentos paliativos. E o incentivo por uso de bochechos com soluções salinas ou antissépticas para manter a cavidade oral o mais limpa possível.
Quanto aos pontos negativos visualizados, pode-se citar a pouca utilização de isolamento absoluto, que é de extrema importância para manter o local limpo e não contaminado. E o diagnostico dado apenas por visualização das radiografias, que podem ser distorcidas e não pelo uso correto na elaboração da odontometria.
...