Tecnicas de escovação
Por: Lilian Gobbi • 4/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.768 Palavras (8 Páginas) • 5.558 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução2
Tipo de escova ideal3
Quando devo trocar minha escova dental?4
Qual a importância do creme dental na escovação? ................................................................4
Tipos de escovação5
Técnica de Fones5
Técnica de Bass5
Técnica de “esfregar” (“Scrub”)................................................................................................6
Técnica de Stillman modificada................................................................................................7
Técnica de Charters ..................................................................................................................8
Técnica de Rolo (“Roll”)............................................................................................................9
Conclusão.............................................................................................................................10
INTRODUÇÃO
A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma boa escovação, porém escovar os dentes é mais complexo do que parece, vai desde o modelo de escova adequada até técnicas de escovação especificas para cada paciente.
Não só é necessário uma escovação dos dentes para alcançar a boa saúde oral e proteger contra a cárie dentária, Mas também ajuda a prevenir doenças e mau hálito.
Há seis tipos de técnicas de escovação: TECNICA DE FONES, TECNICA DE BASS, TÉCNICA DE “ESFREGAR” (“Scrub”), TECNICA DE STILLMAN MODIFICADA, TECNICA DE CHARTERS, TECNICA DE ROLO (“Roll”).
TIPO DE ESCOVA IDEAL
A textura e qualidade das cerdas são importantes para evitar danos a gengiva e ao dente. Comumente existem pacientes com higiene oral boa, mas com lesões causadas pela escovação. As escovas de cerdas médias e duras geram o desgaste da superfície dental e aparecimento de retrações gengivais. A mesma escova tão importante para manter os dentes limpos pode ser a vilã da história. Por isso, é importante que a escova tenha CERDAS MACIAS e arredondadas, bem polidas. Se você usa próteses dentais a grampo removíveis (popularmente chamada de Roach) ou prótese total em acrílico em um dos arcos, remova a sua prótese para escovar os dentes e use duas escovas, uma escova macia para seus dentes e uma escova dura ou média para limpar a prótese.
As cerdas tendem a deformar com o uso, ao sinal de deformação troque a sua escova. O tempo médio de deformação é de 3 meses, mas em alguns casos em apenas 1 mês a escova se encontra totalmente deformada, devendo ser trocada.
O tamanho e formato da cabeça da escova também são muito importantes. As escovas com cabeça grande geralmente impedem a limpeza da região posterior da boca, principalmente atrás do último dente. Assim, quando mais delicada for a cabeça da escova, melhor. Escolha uma escova de CABEÇA PEQUENA. Algumas marcas atribuem número a escova. Nesses casos, a escova de cabeça pequena é a de número 30.
[pic 1]
Para os pacientes em tratamento periodontal, existe a ESCOVA UNITUFO (ou bitufo), que tem a cabeça bem pequena e apenas um tufo de cerdas. Essa escova é excelente para limpar regiões de furca, raízes expostas e a região atrás do último dente. Ainda para os pacientes periodontais, pode ser indicada a ESCOVA INTERDENTAL, muito boa para limpar a região entre os dentes muito afastados e as áreas entre a gengiva e os dentes de próteses fixas.
Existem ainda escovas especiais. A escova para pacientes em tratamento ortodôntico tem um formato que facilita o encaixe nos brackets do aparelho, removendo a placa tanto dos dentes como do aparelho. Para os pacientes que passaram por cirurgias bucais, existem também escovas extra macias, pouco traumáticas mas eficientes para limpeza de regiões recém operadas.
[pic 2]
As escovas elétricas também têm indicação precisa. Para pacientes com dificuldades motoras, a escova elétrica é indicada e funciona muito bem. Para pessoas sem motivação, que não gostam de escovar os dentes pode ser um "brinquedinho" atraente, mas não é verdade que a eficiência da escova elétrica supera a escova convencional para pessoas com capacidade motora normal. Na hora de escolher a sua escova leve também em consideração o preço. O fato é que escovas caríssimas e desenvolvidas com "alta tecnologia", da mesma forma que as escovas elétricas, são "brinquedinhos" ótimos para quem não gosta de escovar os dentes, mas não trazem benefícios adicionais. A escova comum faz o seu papel perfeitamente quando utilizada da maneira correta.
Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
Qual a importância do creme dental na escovação?
É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater a cárie, gengivite, tártaro, manchas e sensibilidade. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado para o seu caso. A quantidade necessária é apenas do tamanho de uma ervilha.
TIPOS DE ESCOVAÇÃO
As técnicas de escovação podem ser classificadas de acordo com o tipo de movimento que a cabeça da escova realiza em relação ao dente: vibratória, rolo, circular, e horizontal. Ou podem ser classificadas de acordo com o nome de seu idealizador, como por exemplo: técnica de BASS, de Stilman,de Charters, de Fones. Para indicarmos uma técnica de escovação devemos levar em consideração: idade do paciente, o interesse em aprender e a disponibilidade de tempo.
TECNICA DE FONES
Objetivo: remoção do biofilme e a matéria Alba da superfície dental.
...