Discutindo o papel na mediação escolar no TEA
Por: Paula Couto • 17/5/2018 • Seminário • 298 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
O papel da mediação no âmbito escolar no TEA é de extrema importância para a criança e também para os pais.
A priori, é necessário enfatizar que o mediador não é o professor da criança, mas sim a pessoa que estará ao lado para auxiliá-la em suas dificuldades. Professor e mediador devem trabalhar juntos, buscando sempre o bem estar da criança
A mediação tem o papel de trazer a inclusão para a criança com TEA, fazendo com que a mesma consiga acompanhar a sua turma, trazendo uma melhora no seu desenvolvimento escolar, sem perder o foco também da interação com outras crianças.
Para que a mediação ocorra de forma correta, inclusiva e tranquila, é necessário que exista uma parceria entre pais, mediadores, escola e aluno.
A função deste mediador é auxiliar nas questões pedagógicas da criança, fazendo com que todo conteúdo ministrado pelos professores seja absorvido pela criança, respeitando o seu ritmo de aprendizado.
Sabemos que a profissão de mediador ainda não é regulamentada, e muitas das vezes, são contratados pelas escolas, estagiários de Psicologia, Terapia Ocupacional, e outras áreas da saúde para realizar essa função.
O que é necessário buscar hoje é a regulamentação da profissão, com técnicas e ensinamentos específicos para tal atividade, para que possa ser executada com êxito, melhorando assim o desenvolvimento das crianças no TEA no ensino escolar regular.
Com esse regulamento, pode- se pensar em um curso de graduação ( ou tecnólogo) específico da área, com ensinamentos direto e específicos para crianças com TEA, dessa forma, os profissionais estarão devidamente capacitados para tratar a questão no âmbito escolar.
Também é necessário tratar sobre o Plano Educacional Individualizado, onde as escolas devem obrigatoriamente adotar esse plano, tendo em vista que as atenções a essas crianças devem ser de modo individualizado, buscando a melhoria no aprendizado, adequando as características de cada um.
...