Introdução a Biossegurança na Estética
Por: Eric Beltrame • 22/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.314 Palavras (6 Páginas) • 677 Visualizações
Introdução
A estética está associada com a biossegurança, pois há o contato entre o profissional e o paciente. São de suma importância o uso de equipamentos de proteção e a esterilização de materiais que são utilizados bem como o ambiente. A higienização constante dos profissionais é essencial.
A biossegurança prevê e faz com que não exista propagação de doenças na realização de procedimentos, pela atuação dos seus diversos métodos de segurança.
A bioética também assume seu papel de importância para a estética, tratando dos assuntos éticos relacionados aos procedimentos médicos e biomédicos, o seu objetivo é o esclarecimento e resolução das questões éticas que com o avanço de técnicas e a grande procura na realização de procedimentos. Como os assuntos relacionados à beleza e seus padrões, a bioética questiona estes assuntos trazendo reflexões para o s profissionais e pacientes, sendo necessária a reflexão para a grande busca pela perfeição corporal. Hoje em dia somos constantemente bombardeados por cobranças sobre ter o corpo perfeito, quase sempre sua imagem é de um corpo esguio ou musculoso, mas isso não significa um corpo saudável. Não raro, encontramos na mesma mídia que nos faz tais cobranças, casos onde as pessoas se dispõem á verdadeiras loucuras para alcançar a dita imagem perfeita. Temos desde dietas radicais, jejus extremos ou o uso de substancias químicas. Em todos esses casos nós observamos algo em comum, a ausência do profissional da saúde ou estética.
Os profissionais além da total confiança em seu trabalho devem alertar aos seus clientes sobre os riscos, e fazendo uso da ética profissional, tomar a liberdade de realizar ou não o procedimento.
Objetivo
Este trabalho tem o objetivo identificar como a Biossegurança e a Bioética estão relacionadas com a estética.
Realizado por meio de estudos científicos identificaremos os métodos estéticos que venham a contribuir para a qualidade do processo e a satisfação do cliente após o procedimento estético realizado. Buscamos como referencia a biossegurança na estética, preservando a saúde do paciente e do profissional.
Podemos destacar que a transmissão potencial de microorganismos causadores de infecções não é a única preocupação no manejo de materiais e cuidados em unidades de saúde, clinicas e centros de estética, há preocupação em relação e resíduos de materiais imunológicos de um paciente para outro assim como resíduos de produtos utilizados para higienização dos materiais.
O principal objetivo é sempre evitar quaisquer eventos adversos relacionados ao uso desses materiais.
Discussão
O ser humano sempre teve a preocupação com a sua imagem e bem estar. E conseguimos observar que no decorrer desse trabalho as abordagens necessárias para alcançar esses objetivos nos tempos atuais. Visando garantir a segurança dos envolvidos nos processo executados.
Abordamos de forma enfática a biossegurança, bioética e em um todo o bem estar do cliente ou paciente.
Os profissionais e pacientes estão sujeitos a riscos devido ao contato direto entre si, por esse motivo encontrava-se sempre presente a intenção de evitar quaisquer eventos adversos relacionados aos procedimentos estéticos praticados nas clinicas ou centros estéticos.
Materiais e métodos
Foi utilizado nesse PIM o método de pesquisa cientifica, usando livros e pesquisas on-line, abrangendo somente documentação cientifica, sendo eles fundamentos e teses.
Conclusão
Neste trabalho foram abordados conceitos sobre a influência da biossegurança, da bioética na estética e bem estar do individuo. Com os estudos realizados vimos que os temas tem total importância sobre a estética. A biossegurança evitando acidentes e propagação de doenças vindas de ocorrências de acidentes pelo contato direto e pelo uso de materiais esterilizados ou não, já a bioética tratou diretamente da ética que o profissional deve ter na realização de seus procedimentos ou até mesmo antes e depois deles, vimos também o tema que trata da qualidade de vida, como o peso ideal e cuidados com a saúde.
Aprendemos como os equipamentos de segurança classificados de EPI e EPC devem ser considerados e utilizados pelo profissional para evitar contaminações e acidentes de trabalhos, evitando que os pacientes e profissionais adquiram doenças no local de trabalho, sendo assim, a biossegurança se tornou um conjunto de ações de prevenção contra os riscos inerentes a determinadas atividades do ramo da saúde bem como o ambiente de trabalho.
Para que tudo funcione sem riscos se faz necessária a utilização de ferramentas disponibilizadas para determinas funções, tais como: EPI – Equipamentos de Proteção Individual (luvas, jalecos, aventais, máscaras, gorros) e EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva (extintores de incêndio, autoclave, estufas) dentre outros.
A assepsia é de suma importância para os profissionais, tanto nas mãos, roupas, materiais e aparelhos dispostos na sala da clinica.
Deve se avaliar os conceitos sobre uma prática voltados a higiene dos equipamentos, do próprio procedimento para prevenir possíveis contaminações, cito como fundamentais a desinfecção e esterilização.
Apesar do Plenário da Câmara dos Deputados aprovarem no dia 10 de novembro de 2016, o projeto de lei 2332/15 da, então deputada, Soraya Santos - PMDB/RJ que regulamenta o exercício da profissão de esteticista. O próximo passo é a análise do Senado Federal. Através da remessa ao senado federal por meio do Of. N° 1.719/2016/SGM-P. Atualmente, até a data de 18 de maio de 2017, encontra-se no status de “Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário” sobre o regime de urgência conforme art. 155 do RICD. Seu último andamento se deu na data de 17/11/2016 conforme apresentado no site da Câmara dos deputados.
...