OS DESAFIOS DA ÉTICA E DA CIDADANIA NO MUNDO PÓS-PANDEMIA
Por: 997575706 • 23/8/2020 • Monografia • 389 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
Ética e cidadania - Prof. Alexandre
Tema da redação: Os desafios da ética e da cidadania no mundo pós-pandemia.
Autor: Felipi da Costa Fidelis
A Solidariedade no fundo do poço
Vivemos em um mundo onde há muito tempo já não se escuta falar em amor ao próximo, não se escuta falar em solidariedade, respeito e educação. E no ano de 2020 fomos mais uma vez surpreendidos com uma ameaça a existência da nação, o novo Covid-19.
Era dezembro de 2019 e um novo vírus foi descoberto após um surto de pneumonia em Wuhan na China, autoridades de todo o mundo se desesperou e, mais uma vez estávamos diante de uma pandemia, que já atingiu ao menos 210 países, e que ainda não tem vacina ou cura que seja realmente eficaz, mas qual o motivo deste título já que estamos falando de um vírus? A resposta é simples. Ética, cidadania e inclusão.
Como podemos reparar, o mundo tem se mobilizado para sobreviver ao novo corona vírus e as noticias de solidariedade não param de bater em nossa porta, seja por meio da internet, televisão, entre outros.
A sociedade mais uma vez enfrenta um grande desafio. O de trazer para perto de si o amor, a solidariedade, e o companheirismo, e isso tem sido manchete em muitos lugares, onde pessoas ajudam a tratar de enfermos e auxiliar no combate a doenças, empresas com grandes nomes, como: Banco Itaú, JBS e AMBEV tem se movido para gerar meios de combate a doença, e isso esta indo totalmente contra o titulo deste texto. Exatamente, indo contra, pois podemos ver por meio da pandemia como existe a solidariedade no mundo, ainda existem pessoas que nos fazem acordar todos os dias e lutar por um mundo melhor, pessoas que acima de tudo entenderam em suas escolas e faculdades o que é ÉTICA E CIDADANIA, pessoas pela qual me fazem sentir orgulho de ser um ser humano e me fazem sentir orgulho de dizer que me sinto semelhante a elas, são estas pessoas que fazem do mundo um lugar melhor, e como já dizia Martin Luther King, “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Essas pessoas me fazem ver e entender que não existem barreiras que possam vencer aos seres humanos, pois por conta da pandemia a esperança se reacende e posso provar o orgulho de fazer parte disso.
...