Curso de Graduação em Medicina Veterinária
Por: Jessie23 • 28/4/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 986 Palavras (4 Páginas) • 87 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Jorge Amado
Curso de graduação em Medicina Veterinária
Jessiane Nascimento Sousa
Lara Regina de Assis Menezes
Bovinocultura e Bubalinocultura
Jessiane Nascimento Sousa
Lara Regina de Assis Menezes
Bovinocultura e Bubalinocultura
Atividade apresentada no curso de graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário Jorge Amado solicitada pela docente Daniela Araujo Coutinho Nascimento.
ESTUDO DIRIGIDO – BUBALINOS X BOVINOS
1. Quais seriam as principais razões dos búfalos se desenvolverem melhor em áreas tropicais do que os bovinos?
Os bubalinos têm uma maior capacidade adaptativa, logo, sua produtividade é mais avançada. Possuem capacidade de aclimatação, se adaptam em ambientes pantanosos, resistência a intempéries ambientais e possuem maior capacidade de digerir forragens com maior teor de fibra bruta.
2. Quais são os pontos básicos que o produtor deve se atentar para disponibilizar aos bubalinos para que eles tenham condições de demonstrar a maior capacidade de produção em zonas tropicais em relação aos bovinos?
O produtor deve se atentar ao comportamento de fertilidade que se eleva com a diminuição da hora da luz do dia, deve observar a estação do ano favorável, o período que as búfalas estão em lactação e ter um maior repouso nesses períodos.
3. Quais fatores têm levado ao crescimento mundial da população bubalina nos últimos 10 anos?
As características químicas do leite e da carne de búfalo, a maior resistência, às infecções parasitárias, especialmente em carrapatos da espécie Boophilus microplus, a intoxicação por plantas tóxicas, ao desenvolvimento de patologias comumente observadas em bovinos.
4. Bubalinos que possuem bem menos resíduos de medicamentos e pesticidas na sua carne e em seu leite. Justifique esta afirmação.
Os bubalinos possuem uma ótima resistência a algumas patologias e isso acaba permitindo a redução ou eliminação no uso de medicamentos e pesticidas.
5. Comente sobre a estacionalidade reprodutiva dos bubalinos.
A estacionalidade reprodutiva acaba tendo um impacto econômico muito grande pois os produtores recebem muitas demandas durante meses, sendo assim, eles precisam ter uma grande concentração de leite até o mês de setembro. Este fator, acaba fazendo com que o mercado exija que que os animais e sejam geneticamente superiores para suprir a demanda.
6. Quais as principais características físicas que as búfalas devem possuir para melhores resultados de inseminação artificial?
As búfalas que possuem as características físicas necessárias para a IA são as que possuem escore corporal (BCS) > 3,5 (escala 1-5), terem parido no mínimo 40 dias antes da data programada para a IA, a IA deve ser realizada no inverno porque é a estacionalidade reprodutiva e devem sincronizar somente búfalas pluríparas.
7. Diferencie o trato digestivo dos bubalinos em relação aos bovinos.
Se diferenciam no comprimento do trato digestivo, dos búfalos 60m, o intestino 40m e o ceco é menor. O volume do complexo rúmen, retículo, omaso e abomaso é maior nos búfalos, o rúmen ocupa 88% do volume total e apresenta capacidade de armazenamento de alimentos até 10% a mais que nos bovinos, já o omaso e o abomaso são menores. A frequência ruminal dos búfalos são inferiores, o ph ruminal é ligeiramente ácido, a produção de saliva é maior e sua composição tem uma concentração inferior de cloro.
...