FUNDAÇÃO UNIVESRIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
Por: Gabriel Tamanini • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVESRIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA II
Prof. Julio César de Souza Junior 12.04.2017
Acadêmicas: Betina Fischer e Juliane da Silveira
Estudo dirigido
Para finalizar nosso conteúdo sobre a subclasse Acari abordaremos hoje através deste estudo dirigido os ácaros de aves. A ação destes parasitos sobre seus hospedeiros está relacionada ao grau de infestação. Irritação, intenso prurido, perda de penas, escoriações e auto-mutilação, incluindo problemas respiratórios são os principais sinais clínicos detectáveis. Em altas infestações podem apresentar inclusive anemia no caso de ácaros hematófagos. Com o objetivo de se aprofundar no tema resolva os dois casos clínicos a seguir.
Caso 1: Periquito australiano adulto com problema dermatológico crônico. [pic 1]
- Baseando-se na imagem ao lado qual a espécie de parasito pode estar envolvida nesta patologia? Comente sobre os sinais clínicos mais comuns.
R: Knemidocoptes pilae, apresenta sinais clinicos como lesões no bico, cera, nas pálpebras, ao redor dos olhos e cloaca.
A evolução dos ferimentos pode se iniciar com uma minúscula verruga na comissura do bico ou na cera, podendo gerar um endurecimento da pele (hiperqueratose), o bico da ave pode ficar retorcido, bizarro e ter crescimento exagerado, poroso, gerando fraturas no bico. Portanto apresenta dificuldade de se alimentar.
- Explique o ciclo biológico.
R: ciclo dura em trono de 17 a 21 dias
O ciclo ocorre nas camadas superficiais da epiderme e folículos plumosos principalmente na face, pés e rinoteca onde se alimentam de queratina. A femea para se depositar seus ovos formam túneis na toca, causando grave destruição do tecido afectado. As larvas são liberadas, e formam bolsas de muda para se distinguir em ninfas e adultos.
As fêmeas são ovovivípara. As larvas têm três pares de pernas, depois de dois estágios de ninfa, ácaros se tornar adultos com quatro pares de pernas.
- Explique como é realizado o diagnóstico definitivo?
R: O diagnóstico envolve a realização de coleta de crostas e colocar numa solução de hidróxido de potássio a 10% quente. Também pode ser observados por raspagem de pele, tiradas com uma solução de óleo-ivermectina, sendo observada no microscópio.
Caso 2: Baseando-se no vídeo:
(http://www.youtube.com/watch?v=H9rBscKNVCk)
- Qual a espécie de parasito poderia estar envolvido nesta patologia?
R: Sternostoma tracheacolum
- Explique o ciclo biológico deste parasito.
R: ciclo dura em trono de 7-9 dias.
Todos os estagios de desenvolvimento podem ser encontrados no trato respiratório, sendo que os animais jovens se infectam no inicio de sua vida por aves já infectadas. Estágios de desenvolvimento, protolinfas, deltoninfas e adultos.
...