TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTAL PARA MANGUSTOS MANTIDOS SOB CUIDADOS HUMANOS NO JARDIM ZOOLÓGICO

Por:   •  28/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA MANGUSTOS MANTIDOS SOB CUIDADOS HUMANOS NO JARDIM ZOOLÓGICO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)

Tamires Aparecida Siqueira Ramos

Centro Universitário de Rio Preto

RESUMO

O enriquecimento ambiental é uma ferramenta muito benéfica e eficaz que visa melhorar o bem-estar dos animais mantidos em cativeiro, através de práticas que permitam executarem comportamentos naturais da espécie. Para o estudo em questão, foram escolhidos um grupo de 8 indivíduos de mangusto tigrado (Mungus mungo) mantidos sob cuidados no Jardim Zoológico de São José do Rio Preto (SP). O enriquecimento escolhido foi do tipo alimentar e cognitivo, consistindo em um varal confeccionado em sisal com folhas e galhos pendurados, além de pequenas caixas recicláveis contendo tenébrios, frutas e flores de hibisco. Para registro dos comportamentos, foi utilizado o método scan com intervalo de tempo de 2 minutos. Com os resultados obtidos, observou-se uma diminuição na atenção à presença dos visitantes e exploração com todas as atividades oferecidas. De acordo com os dados obtidos, considera-se a aplicação eficaz e satisfatória, visto que os animais apresentaram interações positivas com o enriquecimento e diminuição da frequência de comportamentos de inatividade. Ademais, os materiais utilizados para compor os enriquecimentos ambientais são de simples e de baixo custo, podendo ser replicados facilmente.

INTRODUÇÃO

No final do século XVIII, os zoológicos começaram a dar maior ênfase a atenção ao bem-estar dos animais, com o objetivo de melhorar os recintos e as condições precárias. Os zoológicos têm quatro pilares ideológicos: conservação, pesquisa, educação ambiental e lazer. Tal como acontece com outros objetivos dos zoológicos modernos, a conservação só pode ser alcançada se os animais apresentarem um bom nível de bem-estar (RODRIGUES et al, 2019).

Quando em cativeiro, os animais podem ser privados de apresentar seus comportamentos naturais. O uso de técnicas específicas permite que esses animais revelem uma maior parte da faixa de comportamento da espécie e com uma frequência mais bem distribuída (POZO, 2020).

Como ferramenta que auxilia a promover níveis altos de bem-estar, podemos citar o enriquecimento ambiental, que consiste em fornecer estímulos ambientais diversos, aumentando a qualidade do atendimento aos animais cativos, melhorando assim condições fisio e psicológicas (PIZZUTO, 2009) e reduzindo comportamentos estereotipados e entre outros atípicos para as espécies (VASCONCELLOS, 2009).

As técnicas de enriquecimento são divididas em categorias de estímulos, que consistem em: estímulo físico - modificações estruturais feitas no recinto; físico-sensorial -  modificações temporárias no recinto, possibilitando oportunidade de escolha; sensorial - estimulação dos sentidos do animal; social - oportunidade de se relacionar com outros indivíduos, da mesma espécie ou não; alimentar - oferecimento da dieta do animal através de diferentes dispositivos; cognitivo - utilização de aparatos que estimulem a cognição do animal, incentivando o animal a solucionar um problema (CIPRESTE et al, 2022).

O mangusto tigrado (Mungos mungo) é um mamífero de pequeno porte da ordem Carnívora, pertencente à família Herpestidae. São animais gregários de hábitos diurnos e oriundos principalmente da África, com registro de ocorrência na Ásia e na Europa. Possuem uma alimentação bem diversificada, na qual inclui insetos, pequenos mamíferos, répteis, aves, ovos, raízes e frutos. Seu tamanho pode variar de 20 a 90cm, pesando entre 0,89 a 5kg, com corpo alongado e comprido, patas curtas e cauda longa, com pelagem majoritariamente uniforme castanha com listras mais escuras (IUCN, 2022).

METODOLOGIA

Para esse estudo, foram observados um grupo de 8 indivíduos de mangusto-tigrado (Mungus mungo) mantidos sob cuidados no Jardim Zoológico de São José do Rio Preto (SP), no setor onde há acesso de visitantes.

O estudo foi realizado em duas fases. A primeira consistiu em observações preliminares para confecção do etograma (tabela 1) realizados pelo método de amostragem do tipo scan com intervalo de tempo de 2 minutos para registros dos comportamentos observados durante uma hora. A segunda consistiu em confecção e aplicação dos enriquecimentos ambientais baseados nos comportamentos observados previamente, além da avaliação do recinto e estudo dos comportamentos naturais da espécie, bem como nova observação para avaliação dos comportamentos mediante aplicação dos enriquecimentos ambientais.

Foram escolhidos 3 tipos de atividades com enriquecimentos variados: um varal confeccionado em sisal com folhas e galhos pendurados, além de pequenas caixas recicláveis contendo tenébrios, frutas e flores de hibisco (enriquecimento alimentar e sensorial); um túnel confeccionado em papelão e pendurado com sisal entre as árvores do recinto (enriquecimento físico) e um brinquedo educativo infantil aramado (enriquecimento cognitivo).

Os dados foram analisados com base nos comportamentos observados dos animais sem e com a utilização dos enriquecimentos introduzidos.

Etograma

Categoria Comportamental

Sigla

Descrição

Locomoção

LO

Andar pelo recinto, circundando todo o território

Sociais afiliativos toque focinho

SAT

Contato social afiliativo positivo com toques do focinho na barriga um do outro

Atenção

AT

Ao notar a chegada e movimentação de visitantes, um dos indivíduos ficou em pé sob as patas posteriores em observação

Exploratório

CA

Cavou o chão fazendo pequenos buracos no recinto

Eliminação

ELI

Se abaixou e eliminou (urina) no chão do recinto

Forragear

FO

Forrageou pelo recinto

Esquiva

ES

Após aproximação de visitantes que estavam fazendo barulho, correram pelo recinto indo para uma região coberta por árvores

Abrigo

ABR

Entrar em um buraco no solo do recinto

Descanso/repouso

REP

Deitar no solo do recinto e dormir

Social interespecífico

SOC IN

Pássaros entraram no recinto e um dos indivíduos olhou e direcionou o corpo na direção deles

Marcação territorial

MT

Um dos indivíduos eliminou (urina) e outros 2 eliminaram na mesma localização

Sociais afiliativos físico

SAF

Deitar juntos, apoiando a cabeça um no outro

Coçar

CO

Se coçar

Interação com o EA varal*

IES

Manipular para retirada do alimento, flores e plantas; cheirar; explorar; forragear

Interação com o EA cognitivo*

IEC

Explorar, manipular

Interação com o EA túnel*

IET

Explorar, entrar, manipular

Fora de observação

FOB

Os animais não estão em área visível para o observador

Tabela 1. Etograma elaborado por meio das observações preliminares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (164.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com