O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E RECURSOS HUMANOS
Por: erika rosseman • 1/10/2021 • Projeto de pesquisa • 3.764 Palavras (16 Páginas) • 142 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES – UNIFG
Erika Rosseman – 2020.02240
Isabel Carvalho – 2020.02939
Jeniffer Karolaine – 2020.03208
Jéssica Moura – 2020.02892
Roberta Josefa – 2020.03807
Empresa: Deskontão Atacado
Jaboatão dos Guararapes – PE
2020.2
PROJETO – PARTE1
- AMBIENTE ORGANIZACIONAL E RECURSOS HUMANOS
- Histórico Organizacional: Uma empresa que atua nos segmentos atacadista, varejista, distribuição e logística . Possui em média 800 colaboradores e um trabalho voltado em valores como transparência, respeito, união e esforço. Ao longo de toda a sua história, a empresa conta com registro de apenas um CNPJ, um grande diferencial no segmento atacadista.
- Produtos e serviços: Comidas em geral, produtos de limpeza, produtos de beleza, após a pandemia aderiu o servuço de delivery.
- Fornecedores: Frutas Doce Mel, Valedourado, Vigor, Granja São Luis, Natville, Vigor, Puranata, Natural da Vaca, Costa do Mar, Pescados Pontual, Bacalhau Ribeiralves, Ecomar, Maris, Luzitânia Pescados. Prieto.
- Clientes: População em geral.
- NORTEADORES INSTITUCIONAIS
- Missão: Ser a menor distância entre os fabricantes e os consumidores finais, por meio de seus vários canais.
- Visão: Habitar a casa e o coração dos nossos cliente e funcionários. Ser um referencial no ramo varejista e estar entre os Maiores e Melhores do país nos próximos 5 anos. (A empresa estava sem visão)
- Valores: Transparência, Respeito, União e Esforço
- STAKEHOLDERS:
- Internos:
- Acionistas
- Colaboradores
- Gestores da organização
- .Externos:
- População que mora ao redor do mercado.
- Clientes em geral.
- Concorrentes: Atacadão, Assaí, Novo Atacado, Masterboi, Big Bompreço e supermercados em geral.
- Fornecedores: Frutas Doce Mel, Valedourado, Vigor, Granja São Luis, Natville, Vigor, Puranata, Natural da Vaca, Costa do Mar, Pescados Pontual, Bacalhau Ribeiralves, Ecomar, Maris, Luzitânia Pescados. Prieto.
- Governo de Pernambuco
- Mídia local
- Ong’s
- Sindicato do comércio.
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
[pic 1]
- RECRUTAMENTO E SELEÇÃO:
A empresa avalia se é mais viável um processo interno ou externo.
No caso de:
- Interno: Abre as inscrições e depois a entrevista com os líderes da área.
- Externo: A vaga é divulgada em vários canais como: Jornal do comércio, Catho Vagas, Grupos de RH que a empresa participa, Prefeitura de Recife e Jaboatão e também em Faculdades e Escolas Técnicas (como o grau Técnico) para vagas de estágios e técnica.
O processo Seletivo geralmente é feito em três etapas:
- Entrevista: Ficha de inscrição e Testes ( Teste comportamental que avalia quatro princípios básicos: iniciativa, extroversão, ritmo, formalidade), Teste de português e matemática e dependendo da vaga teste de Excel;
- Sendo avaliado tudo isso, há uma segunda etapa com a liderança da área, se for um cargo estratégico, o diretor da área participa.
- Finalizado tudo isso é feito a admissão
- TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO:
É feito um levantamento das necessidades de treinamento (LNT). Após o isso, é avaliado se o próprio RH aplica os testes ou contrata uma terceirizada ou faculdades.
- Técnicos de Segurança do Trabalho: Empilhadeira, CIPA, Brigada de Incêndio, Treinamento de altura, Local fechado
- Liderança: Atendimento, Feedback, Desenvolvimento de liderança...
- Treinamentos técnicos: treinamento de vendas com fornecedor.
- REMUNERAÇÃO:
- Vale transporte
- Vale refeição (refeitório na empresa)
- Assistência médica e odontológica
- KK Cred (crédito em loja que é descontado em salário)
- Sesc
PROJETO – PARTE 2
- MACROFLUXO
[pic 2]
- PROCESSOS
- Processo de separação de pedidos delivery (AS IS)[pic 3]
No processo (AS IS 9.1) a empresa só vendia produtos em quantidades pré definidas pelo site a empresa não vendia 120g de queijo, por exemplo. Ou o cliente comprava o que estava pré-definido no site ou não comprava. Adicionamos ao processo (TO BE 9.2) a opção de pesagem dos produtos. Ou seja, agora o cliente pode escolher exatamente a quantidade que ele deseja de cada produto. Com isso, a rede varejista poderá aumentar as vendas, uma vez que nem sempre queremos comprar 500g de queijo, às vezes o cliente quer apenas 200g que está faltando na residência para fazer alguma receita. - Processo de separação de pedidos delivery (TO BE)[pic 4]
- Processo de conferência de pedidos delivery (AS IS)
[pic 5]
No processo (AS IS 9.3) quando o cliente finalizava uma lista de produtos e essa lista era enviada para separação e no ato de separar os produtos era identificado que determinado produto estava em falta o cliente era apenas notificado que não havia tal produto e ele era questionado se desejava continuar com os outros produtos da lista (se houvesse outros). Adicionamos ao processo (TO BE 9.4) um contato mais direto com o cliente, para que no caso de falta de algum produto pudesse ser ofertado ao cliente aquele mesmo produto só que de outra marca, aumentando as possibilidades de venda.
...