Análise Do Ambiente Interno De Recursos Humanos
Trabalho Escolar: Análise Do Ambiente Interno De Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elainelimapaz • 27/8/2014 • 1.590 Palavras (7 Páginas) • 4.147 Visualizações
Análise do Ambiente Interno de Recursos Humanos
SÃO PAULO
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA
Sumário
Introdução 4
Ambiente Interno 5
Analise Swot 6
Planejamento de RH 6
Processos Decisórios 9
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
O presente trabalho è sobre a analise do ambiente interno e planejamento de RH da empresa. É de suma importância que o planejamento de RH esteja de acordo com os objetivos da empresa. Sempre levando em consideração o ambiente interno. Esta organizada em 12 paginas e a metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas encontradas em sites relacionados.
Ambiente Interno
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que está dentro da organização e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
A análise interna tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.
Para o estabelecimento dos pontos fortes, fracos da companhia, o executivo deverá analisar uma série de aspectos importantes do ambiente interno, tais como:
Aspectos organizacionais: rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos; política, procedimentos e regras e habilidades da equipe administrativa.
Aspectos do pessoal: relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo.
Aspectos de marketing: segmentação do mercado; estratégia do produto, preço, promoção e distribuição
Aspectos de produção: Layout das instalações da fábrica; pesquisa e desenvolvimento; uso de tecnologia; aquisição de matéria-prima; controle de estoques e uso de subcontratação.
Aspectos financeiros: liquidez; lucratividade; atividades e oportunidades de investimentos.
Para que possamos descobrir os pontos fracos e fortes, temos uma ferramenta muito usada chamada, Analise Swot:
Analise Swot
A análse SWOT é uma ferramenta de gerenciamento utilizada na formulação da estratégia. Auxilia na identificação de Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.
As Forças e as Fraquezas são fatores internos que auxiliam na criação ou destruição de valores à organização (exemplo: ativos, processos, habilidades, capacidades e recursos).
Forças:
São possíveis exemplos de Forças de uma Organização:
Gestão Competente – Marca Forte – Liquidez – Reputação de produtos e/ou serviços – Estabilidade Financeira – Boas instalações e equipamentos – Capacidade de inovação – Localização da empresa (que pode também ser uma fraqueza) – Qualidade dos produtos
Fraquezas:
Fraquezas de uma Organização poderiam ser:
Baixa visibilidade – Falta de diferenciação – Comunicação deficiente – Falta de coesão na administração – Equipe insuficientemente capacitada – Reputação duvidosa.
Planejamento de RH
Existem alguns fatores que causam grandes alterações no planejamento de RH:
Um volume de produção planejado pela organização, mudanças tecnológicas dentro da organização que podem alterar a produtividade das pessoas, condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela e planejamento de carreiras dentro da organização.
Os modelos apresentados anteriormente funcionam como esquemas quantitativos, desprezando aspectos intangíveis das pessoas, como atitudes, comportamento, habilidades.
Causando Tais reações dos funcionários: o absenteísmo, a rotatividade de pessoal e as mudanças da força de trabalho.
As causas do absenteísmo foram estudadas intensamente e chegou-se a conclusão que ele é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela motivação para o emprego, além dos fatores internos e externos ao trabalho. Muitas empresas têm investido fortemente em incentivos a presença e desestímulos a ausências ao trabalho.
A rotatividade de pessoal é resultante da entrada de novos funcionários e da saída de outros. Geralmente para que cada empregado que se desliga da empresa outro é admitido. O desligamento pode ser por iniciativa do funcionário ou por iniciativa da organização. No primeiro caso o desligamento pode ocorrer por insatisfação do funcionário com a organização ou pode ocorrer pela visualização de oportunidades mais atrativas em outras empresas.
As mudanças que ocorrem nas organizações afetam diretamente as pessoas que nelas trabalham. O impacto de novas tecnologias, as aceleradas mudanças que ocorrem no mundo são fatores condicionantes para as mudanças na força de trabalho. A principal conseqüência dessas mudanças é a falta de pessoas habilitadas para desenvolver estas novas funções que estão surgindo
Esses quadros exigem do RH grandes recursos para agregar, aplicar, recompensar, desenvolver e manter pessoas.
Pontos Fortes comportamento humano
Você deve dizer quais as competências mais fortes que possui, fundamentado
...