Separação de meios de cultura para microorganismos
Por: AltinoNeto • 24/5/2017 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
Universidade Federal do Tocantins
Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia
Disciplina: Microbiologia geral
Professora: Bruna Alexandrino
Separação de meios de cultura para microorganismos
Nomes: Ingrid Quirino, Juliana Anacleto, Kamilla Rezende, Raabe Gonçalves, Thiago Rezende
Araguaína
17/12/2014
Introdução
Em laboratório, os microorganismos são cultivados ou desenvolvidos em material nutriente denominado meio de cultura.
A sobrevivência e o suporte de vida dos organismos depende do fornecimento adequado de nutrientes e de convenientes condições de crescimento, nomeadamente no que diz respeito a pH, luz e temperatura.
De acordo com o conteúdo químico, os meios de cultura podem ser sintéticos ou complexos.
- Meio de aquecimento
- Meio de transporte
- Meio seletivo
- Meio diferencial
- Meio indicador
Este relatório tem como objetivo principal exemplificar e tirar dúvidas ou questionamentos relacionados aos meios de cultura.
Dessa meneira, visamos esclarecer como funcionam em condições laboratoriais o cultivo dos microrganismos.
Materiais e Métodos
- Meio de cultura: Ágar Mac Conkey
- Bécker
- Balança Analítica
- Balão de fundo chato
- Proveta
- Erlenmeyer
- 200 ml de água destilada
Resultados
Os resultados desta atividade prática são voltados para o entendimento da funcionalidade dos meios de cultura, as técnicas para execução dos mesmos, de modo a adotar um comportamento metódico para melhor condição possível aos microrganismos esperados, em face de garantir as substâncias nutritivas e condições ambientais favoráveis
Foram iniciadas produções de meio de cultivo específicos, nosso grupo destinado ao meio Agar Mac-Conkey. Os passos de pesagem criteriosa, coleta de água destilada, adição de soluto e solvente, aquecimento e autoclave visam a avaliação do teste de esterilidade, que requer um espaço de tempo determinado para coferência dos resultados do mesmo.
Discussão
Os microorganismos possuem um ciclo natural na água, solo, ar, na superficíe corporal e outros. Estes microorganismos conseguem sobreviver à custa de materiais orgânicos e inorgânicos existentes nestes ambientes. O cilo artificial, ou meio de cultura, é o modo pelo qual os laboratórios cultivam os microorganismos. O meio de cultura, desta forma, é o conjunto de substâncias necessárias ao crescimento e multiplicação destes seres.
No ciclo artificial é preciso tentar reproduzir ao máximo as condições naturais, forcendo, substâncias nutritivas e em condições ambientais favoráveis. As substâncias devem estar em concentrações adequadas e devem servir como fonte de energia, carbono, enxofre e fósforo, nitrogênio, sais e íons, também como doadores de elétrons, receptores de elétrons
...