O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
Por: juliabessa • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 626 Visualizações
Pronaf
Nome: Júlia Gabriela Bessa
Quando surgiu ?
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) surgiu em 1996 enquanto uma política de crédito rural para os agricultores familiares brasileiros. O Pronaf tinha como finalidade promover o desenvolvimento sustentável deste segmento rural tendo em vista o aumento da produção e da capacidade produtiva, a geração de emprego e o aumento da renda. O programa tinha como premissa distribuir o crédito rural de forma mais igualitária e equânime, promover melhores condições de produção e reduzir as desigualdades sociais da agricultura brasileira. Com o passar dos anos o Pronaf foi se estruturando e aumentou o volume de recursos aplicados, a quantidade de contratos assinados e o número de agricultores beneficiados. Além disso, ampliou significativamente o seu campo de atuação através da inclusão de novas linhas de apoio para a inserção de segmentos até então renegados pelas políticas agrícolas – como as mulheres, jovens, pescadores, indígenas, quilombolas e demais populações tradicionais – até a inclusão, reconhecimento e legitimação das atividades não-agrícolas no meio rural –industrialização em escala familiar e turismo rural.
Qual o objetivo ?
• Financiamento da produção: o programa destina anualmente recursos para custeio e investimento, financiando atividades produtivas rurais e, praticamente todos os municípios do país através da liberação direta entre o Branco e o demandante de crédito;
• Financiamento de Infraestrutura e Serviços Municipais: Apoio financeiro aos municípios de todas as regiões do país para a realização de obras de infraestrutura e serviços básicos;
• Capacitação e Profissionalização dos Agricultores Familiares: Promoção de cursos e treinamentos para agricultores familiares, conselheiros municipais e equipes técnicas responsáveis pela implementação de políticas de desenvolvimento rural;
• Financiamento da Pesquisa e Extensão Rural: Destinação de recursos financeiros para a geração e a transferência de tecnologias para os agricultores familiares. Obviamente que esse quadro inicial da política está sendo modificado e aprimorado constantemente, visando dar maior consistência e amplitude ao programa.
Ainda está funcionando ?
Sim,ainda existem aprovação de vários projetos.
Quais resultados obtidos e atingidos (atuais ou não)
- atender de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais;
- possibilitar a elevação de sua capacidade produtiva;
- gerar emprego e renda;
- contribuir para a redução das desigualdades sociais.
Podemos afirmar que o PRONAF está cumprindo o papel a qual tinha se proposto, ou seja, liberando recursos ao agricultor familiar para que o mesmo se fortaleça, o que gera o seu reconhecimento como política pública eficiente diante dos agricultores familiares.
Você considera como uma boa aplicação do conceito Extensão Rural ?
É uma ferramenta fundamental e incontestavelmente positiva para a melhora da qualidade de vida no meio rural, pois além de finalmente fazer com que a categoria dos agricultores familiares fosse reconhecida perante o governo, é uma política que vigora até hoje, e nota-se a necessidade de sua continuidade e expansão de seus recursos e benefícios, conforme análise feita, evidenciando as consequências positivas trazidas pelo programa.
O sucesso do PRONAF está atrelado à diversidade de linhas de f inanciamento, voltadas para finalidades específicas: PRONAF Agroindústria, PRONAF Agro Ecologia, PRONAF Mais Alimentos, PRONAF Jovem, PRONAF Mulher entre outras.
Referências Bibliográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_de_Fortalecimento_da_Agricultura_Familiar
http://www.inagrodf.com.br/revista/index.php/SDR/article/viewFile/170/138
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/79225/000900902.pdf?sequence=1
Incra
Nome: Cláudio Guimarães
Quando surgiu?
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é uma autarquia federal criada pelo Decreto nº 1.110, de 9 de julho de 1970, absorvendo as atribuições do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra) e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural (Inda).
Qual o objetivo ?
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, é uma autarquia federal cuja missão prioritária é executar a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional.
Ainda está em funcionamento ?
Sim, atualmente age principalmente com a reforma agrária, mantendo o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.
Quais resultados obtidos e atingidos (atuais ou não)?
- Mais famílias conseguem ter propriedade rural própria através de reforma agrária;
- Maior assistência técnica para trabalhadores rurais;
- Mais imóveis rurais certificados;
- Créditos para trabalhadores rurais;
- Geração de renda;
Você considera como uma boa aplicação do conceito Extensão Rural ?
Sim, implementando a política de reforma agrária e realizando o ordenamento fundiário nacional, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.
Referências Bibliográficas
http://www.incra.gov.br/
FETAEMG
Nome: Victor Túlio Borges
Quando surgiu?
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas veio a ser fundada em 27 de abril de 1968. Nesta época já existem quase trinta Sindicatos de Trabalhadores Rurais, mas apenas cinco (Poté, Araçuaí, Esmeraldas, Brumadinho e Três Pontas) estavam em condições de participar da fundação.
A FETAEMG iniciou suas atividades com uma equipe constituída por cinco advogados, que se baseou no Estatuto do Trabalhador Rural (questões trabalhistas) e no Estatuto da Terra (questões agrárias, inclusive parcerias) para prestar assistência jurídica. Esta assistência, embora mais centralizada em questões individuais, era inédita para os trabalhadores rurais.
...