O Relatório Final De Planctologia Analise Quantitativa
Por: Lihmiranda • 11/3/2023 • Relatório de pesquisa • 1.610 Palavras (7 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
CAROLINE DOS SANTOS FERREIRA 19.1
DANIELE SILVA PEREIRA DOS SANTOS 19.1
EDMAR SILVA DA SILVA 18.2
SHIRLEY MIRANDA VIEIRA 19.1
RELATÓRIO FINAL DE PLANCTOLOGIA
ANALISE QUANTITATIVA
MACAPÁ
2021
CAROLINE DOS SANTOS FERREIRA 19.1
DANIELE SILVA PEREIRA DOS SANTOS 19.1
EDMAR SILVA DA SILVA 18.2
SHIRLEY MIRANDA VIEIRA 19.1
RELATÓRIO FINAL PLANCTOLOGIA
Análise quantitativa
Av3 para obtenção de nota na disciplina de planctologia ministrada pela prof. Suelen Félix na Universidade do Estado do Amapá.
MACAPÁ
2021
SUMÁRIO
RESUMO......................................................................................................................4
1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................4
2 METODOLOGIA .......................................................................................................5
2.1 AMOSTRAGEM EM CAMPO .................................................................................5
2.2 ANÁLISES EM LABORATÓRIO.............................................................................5
2.3 FÓRMULAS E MATERIAIS UTILIZADOS ..............................................................6
3 RESULTADOS ..........................................................................................................9
3.1 CONCLUSÕES.....................................................................................................12
4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................12
RESUMO
A pesquisa foi realizada no intuito de descrever a comunidade zooplanctônica com amostras da orla do santo Inês, localizada em frente ao Hotel do forte no estado do Amapá-Ap, buscou identificar as espécies da coleta feitas em 3 arrastos até os resultados do estudo obtidos em laboratório com os organismos. Em laboratório, as amostras foram selecionadas para análise, sendo que dos grupos identificados nas subamostras, Copepoda obtendo o maior número de espécie. Os resultados sugerem queDependendo Ciclo de vida rápido, mudanças no substrato aquático são refletidas rapidamente no Zooplâncton, passa a sinalizar as condições estabelecidas durante e após consolide esses distúrbios, Proporcionando conhecimentos sobre ecologia do plâncton nos ambientes aquáticos; suas aplicações de coleta, identificação e manuseio de equipamentos.
- INTRODUÇÃO
O zooplâncton é um conjunto de organismos aquáticos heterotróficos que vivem na água de rios, lagos ou oceanos. Protozoários, pequenos crustáceos, moluscos e larvas são alguns de seus representantes. Além de estar na base da cadeia alimentar no ecossistema aquático, seu monitoramento é importante para identificar a poluição da água.
Na orla do Santa Inês localizada no município de Macapá no estado do Amapá há incontáveis organismos minúsculos invisíveis a olho nu estão flutuando nos ambientes aquáticos e também são encontrados em diversos locais no resto do mundo. E alguns desses organismos podemos destacar os plâncton. Eles podem ser plantas, animais ou outros tipos, desempenham um papel importante na cadeia alimentar envolvendo peixes e pessoas que se alimentam de peixes, assim como outros grupos de plantas, esses organismos utilizam a luz solar para gerar energia e liberar oxigênio, um processo chamado fotossíntese.
Todas essas características tornam as comunidades zooplanctônicas organismos riquíssimo em ecossistemas aquáticos. Desta forma, o principal objetivo deste Relatório foi descrever o método de coletagem feito em campo bem como uma análise quantitativa em laboratório e posterior inferência dos resultados
No presente relatório são descritos o procedimento feito em campo e os resultados obtidos na análise das amostras de zooplâncton no período de Dezembro/2021
- METODOLOGIA
2.1 AMOSTRAGEM EM CAMPO
Os ambientes amostrais foram selecionados de acordo com o percurso determinado na orla do Santo Inês. As amostragens foram realizadas em dezembro/04 as 8:30, no período matutino. As amostras do zooplâncton foram coletadas com rede de plâncton de 25 μm de abertura de malha, equipada com fluxômetro para estimativa do volume de água filtrada. As amostras foram preservadas em formol neutralizado para sua fixação. As coletas foram feitas através de arrastos horizontais à superfície, durante 60 segundos, com maré baixa.
Foi utilizada uma rede de plâncton cilíndrico-cônica de náilon com área de abertura de rede igual a 25 cm de diâmetro sendo acoplado à rede um copo coletor, com uma janela de malha igual a da rede. À boca da rede foi adaptado um fluxômetro MF315, previamente aferido para medir o volume de água filtrada. Após o término das coletas, foi gerada três amostra onde cada amostra de plâncton foi colocada em Pote Pet com capacidade aproximada de 500ml devidamente rotulado, e fixada com formol neutralizada.
2.2 ANÁLISES EM LABORATÓRIO
As amostras foram examinadas no laboratório do curso de engenharia de pesca na Universidade do estado do Amapá – UEAP no período vespertino nos dias 13, 20, 22/Dezembro.
Para a análise quantitativa, cada amostra foi colocada em um béquer com capacidade para 600 mL, adicionando-se em cada análise água destilada para sua devolução ao pote. Em seguida, cada amostra foi homogeneizada com o auxílio da pipeta de Hensel-Stempel e retirada uma alíquota de 5 mL, totalizando três subamostras. (A1, A2, A3)
...