RESUMO DO TEXTO “HISTÓRIA DA ENFERMAGEM”
Por: Anderson Matos • 15/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 790 Palavras (4 Páginas) • 1.125 Visualizações
FACULDADE SANTO ANTONIO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO DE ENFERMAGEM
DOCENTE: NAILZA
DISCENTE: MARTA SOUZA SANTOS
RESUMO DO TEXTO “HISTÓRIA DA ENFERMAGEM”
O texto começa no período chamado Pré-Cristão. Neste período, no texto, é relatado que as doenças eram vistas como um castigo de Deus ou eram obras do demônio e em conseqüência disso, os sacerdotes e feiticeiros ganharam as funções de médicos e enfermeiros. Um tempo depois os sacerdotes e feiticeiros passaram esses conhecimentos para pessoas, dando-lhes as funções de enfermeiros, médicos e farmacêuticos.
Posteriormente no texto é citado que no Egito as receitas médicas deveriam ser realizadas junto a recitações de formulas religiosas.Os egípcios também acreditavam que a presença de algumas pessoas poderiam interferi na saúde das outras.Eles forneciam hospitalidade e auxilio aos desamparados gratuitamente. Já na Índia, eles exigiam enfermeiros com qualidade e conhecimento científicos, mas a medicina e a enfermagem tiveram retrocesso devido ao extremo respeito ao corpo humano. Porém, na Assíria e Babilônia os médicos eram punidos por incompetência e a medicina era baseada na magia, eles acreditavam que sete demônios provocavam as doenças.
Na China, é citada ao longo do texto que eles conheciam doenças, como a varíola e a sífilis, eles também conheciam operações de lábio, tratavam a anemia e usavam o ópio como anestesia, fora ainda, eles construíram hospitais e casas de repouso, porém as cirurgias não evoluíram por causa da proibição da dissecação de cadáveres. Em paralelo a isso, na Grécia, a medicina evoluiu e deixou a crença que as doenças eram causadas por espíritos. Hipócrates era considerado o pai da Medicina nesse período, pois ele fazia o diagnostico e o prognóstico, além de terapias, ele também reconhecia doenças como tuberculose e malária. Ele usava tratamentos que variavam de massagens a medicamentos minerais. Já em Roma, a medicina não foi tão prestigiada e foi exercida muitas vezes por escravos e estrangeiros.
O texto agora relata a origem da enfermagem como profissão. É citado que a profissão surgiu do desenvolvimento e evoluções das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As prestações de assistências surgiram através das práticas de saúde instintivas. Na idade média a enfermagem surgiu como uma prática leiga e ao longo dos anos os saberes foram passando para gerações e foram aceitos pela sociedade como características inerentes da enfermagem. Nesta época a enfermagem ainda não tinha ainda uma conotação de profissão, mas sim de sacerdócio.
Com o movimento renascentista e com a reforma protestante a enfermagem cresceu muito e começou a desagregar-se dos hospitais religiosos.Esses fatos ocorreram durante a transição da idade média para a idade moderna. Ainda nessa época a enfermagem estava sob exploração deliberada, muitos a consideravam como um serviço doméstico e com isso, a prática de enfermagem viria se tornar indigna e sem atrativos para as mulheres.Esses fatos causaram crises na enfermagem por muito tempo. Mais tarde iniciativas religiosas e sociais tentaram mudar essas condições.
No mundo moderno a enfermagem se tornou uma profissão institucionalizada. Isso se deve ao fato do surgimento da enfermagem moderna na Inglaterra durante a Revolução Industrial do XVI. Nesse cenário a enfermagem evoluiu muito. Durante a guerra da Criméia, o governo Inglês convidou a enfermeira, Florence Nightingale para atuar junto aos feridos em combate na guerra. Ao retornar da guerra Florence fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas fundadas posteriormente.
...