A Aveia e Cevada
Por: Diane Boettcher • 21/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 448 Palavras (2 Páginas) • 1.101 Visualizações
Aveia
Cereal cultivado para a produção de grãos empregados na alimentação humana e animal, além de ser excelente planta forrageira de inverno. Alimento tradicional para cavalos de corrida, pois as cascas são leves e formam uma massa fofa que é facilmente digestível, deve ser fornecida moída ou amassada, evitar fornecer aveia muito nova ou mofada para evitar a ocorrência de cólicas, mas pode ser fornecida para ruminantes, não é indicada para engorda.
A aveia contém cerca de 11,50% de proteína bruta, sua digestibilidade está em torno de 80%, cerca de 10,60% de teor de fibra bruta, sendo superior que o teor do milho, porém com menor valor energético. É um alimento pobre em vitamina A.
Para aves é aconselhado empregar 15% de aveia nas rações, pois as cascas são mal digeridas por esta espécie, já a aveia descascada é um produto de alto valor podendo ser usada sem restrições na alimentação das aves.
Para suínos a aveia vale aproximadamente 75 a 80% do valor do milho. É um alimento excelente para bovinos de leite e corte, porém tem menos energia que o milho.
Cevada
Quase toda a produção é dedicada a malte, e a menor quantidade é destinada a alimentação animal. Tem composição química variável podendo substituir o milho na ração, deve ser esmagada ou moída.
A proteína bruta é em torno de 6 a13% com valor médio entre 9 e 10%, por possuir menor quantidade de cascas a percentagem de fibra bruta é menor, mas a energia líquida é maior que a da aveia, fornece mais nutrientes digestíveis totais do que a aveia, porém menos que o milho. O teor de gordura é baixo, geralmente 2%.
É um alimento com poucas quantidades de caroteno e vitamina D e vitamina B2, mas é rica em niacina (vitamina B3, desempenha papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA).
Excelente alimento para gado leiteiro, a cevada deve ser triturada ou amassada para evitar que forme uma pasta. Para o gado de engorda se fornecida por um longo tempo como grão único poderá diminuir o seu consumo.
Para a alimentação de carneiros é necessário equilibrar a cevada com fenos e suplementos. Para equinos deve ser achatada ou moída e misturada com alimentos volumosos como o farelo de trigo. Para suínos deve ser fornecida amassada ou moída. Para a alimentação de aves deve se ter cuidado para não fornecer em grandes quantidades devido as cascas.
Subprodutos:
- Industrialização da cerveja.
- Polpa de cervejaria usada na alimentação de vacas leiteiras.
- Lúpulo usado na mistura de alimentos, produto bastante fibroso.
- Levedura seca de cervejaria é um produto rico em proteína bruta e alta digestibilidade.
- Brotos do malte é um alimento rico em proteína.
- Resíduos de destilação usada principalmente em ruminantes devido a fibra
...