Cevada seu valor nutricional
Por: Juliane S. Righes • 16/6/2015 • Relatório de pesquisa • 475 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
A HISTÓRIA DA CEVADA
A cevada de origem Asiática é um dos cereais mais antigos do mundo. Sendo o cereal mais utilizado na história. É um alimento saudável para as pessoas e animais devido seu alto teor nutritivo rico em vitamina B1.
Variedades
A cevada comum (Hordeum Vulgare), cereal de palha da família das poaceas (ou gramíneas), é atualmente produzida a grande escala, principalmente na Europa e América do Norte. Ela representa 7 a 8 % da produção mundial dos cereais, atrás do milho, arroz e trigo.
Entre as variedades cultivadas, distinguimos as cevadas de acordo com critérios fisiológicos e morfológicos:
As cevadas de Inverno são semeadas no final de Setembro / início de Outubro, de modo a aumentar a ação das temperaturas baixas indispensáveis para a produção das sementes. As cevadas de Primavera, relativamente sensíveis ao gelo, são maioritariamente semeadas no final do Inverno (MAUTEROP, 2008).
UTILIZAÇÃO
Atualmente é aplicada para engorda de suínos em algumas regiões a Norte de Portugal. Há muitas utilizações para a cevada, que se apresenta na forma de farinha ou grãos, desde a fabricação de cerveja até a elaboração de bebidas semelhantes ao café a partir de grãos torrados e moídos, porém sem a cafeína.
O farelo de cevada pode substituir o milho parcialmente na ração. Em regiões industriais de cervejarias, o custo para obtenção do produto é muito baixo devido a grande oferta e redução no quesito transporte. O bagaço de cevada também é um importante subproduto pela sua alta produção e bom valor nutricional (BRASIL, 2012).
BENEFICIOS
O consumo de cevada ajuda a prevenir o cancro das mamas devido à presença das fibras dos cereais. Além do seu sabor característico, a cevada é muito famosa graças aos seus nutrientes: é rica em fibras e selênio, além do fósforo, cobre, manganês e diversos outros.
A cevada é rica, também, em fósforo, que possui um papel importante em cada célula do corpo, agindo na formação da matriz mineral dos ossos. É essencial ainda na formação de outros compostos essenciais para a vida, como o trifosfato de adenosina (ATP), que é a molécula que transporta energia no organismo.
Por ser rica em fibras insolúveis, a cevada, quando consumida, pode ajudar ainda a evitar cálculos biliares, sendo que a proteção aumenta com a quantidade consumida. Isso acontece por as fibras acelerarem o funcionamento do intestino e reduzem a secreção de ácidos biliares que, em grandes quantidades, contribuem para a formação dos cálculos. Além disso, aumenta a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de gordura no sangue (BRASIL, 2015).
REFERENCIAS
BRASIL. Utilização dos subprodutos da cevada na alimentação de suínos. Disponível em: http://www.ruralsoft.com.br/manejo/manejoExibe.asp?id=475#.VWZt_yLF9yU>. Acesso em 27 Maio 2015.
Brasil 2015. Benefícios naturais. Disponível em: http://beneficiosnaturais.com.br/cevada-beneficios-e-propriedades/>.Acesso em 13 Jun 2015.
http://pt.malteurop.com/os-nossos-dominios/cevadas/pontos-gerais
...