A Colonização do Brasil
Por: caioloko21 • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.861 Palavras (8 Páginas) • 677 Visualizações
Desde o início da colonização do Brasil, houveram grandes migrações devido a busca de riquezas. Essas migrações deram início a uma miscigenação (mistura de raças) sendo essa a cultura Brasileira, uma cultura étinicocultural.
Hoje, no ano de 2011 vivemos em um país de grandes diversidades culturais e raciais, porém a convivência entre esses grupos diferenciados socialmente e culturalmente muitas vezes acaba sendo marcado pelo preconceito e pela descriminação.
Os fundamentos éticos são uma proposta curricular voltada para a cidadania deve preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preceitos éticos. É a ética que norteia e exige de todos — da escola e dos educadores em particular —, propostas e iniciativas que visem à superação do preconceito e da discriminação. A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e eqüidade, solidariedade, diálogo no cotidiano; é a de encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social.
(PCN: Pluralidade Cultural, pág. 129)
A escola tem um papel fundamental para resolução desse problema que vem gerando grandes discussões hodiernamente, pois, ela forma cidadãos e deve implantar nas Instituições de Ensino uma política voltada para cidadania e ética, trazendo com sigo uma cultura de paz, trabalhando com as crianças a sociedade em que vivemos, que é formada por uma variedade étinocultural muito grande, onde todos os educandos sejam capazes de respeitar as diferenças de seus colegas e aprender com elas, inserindo no cotidiano desses educandos o respeito aos direitos humanos e a noção de uma cidadania compartilhada, onde a escola vai partilhar de uma “Cultura de PAZ” e de direitos iguais.
Aluna: Amanda Marques Piacenti R.A: 921 9660 787
A heterogeneidade é algo que predomina nas Instituições de Ensino, pois, cada aluno tem seu jeito de aprender, de lidar com as dificuldades, cada aluno tem sua história de vida, eles são únicos e são capazes de enriquecer seus conhecimentos uns com os outros, com suas diferenças, porém, todos tem um ponto em comum, a linguagem, todos dominam-na por isso são capazes de entender o que o outro fala, sendo essa uma forma de homogeneidade. O confronto com as diferenças, com os desafios suscita nas crianças o gosto de ampliar seus conhecimentos, a busca pelo saber e o respeito pelo próximo. E foi assim que a ética foi inserida em minha vida, pela escola, família e sociedade.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a Pluralidade Cultural é um tema que propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação. A afirmação da diversidade é traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, tendo a Ética como elemento definidor das relações sociais e interpessoais.
Portanto, de acordo com o PCN: Pluralidade Cultural, no cenário mundial o Brasil representa uma esperança de superação de fronteiras e de construção da relação de confiança na humanidade. A singularidade que permite essa esperança é dada por sua constituição histórica peculiar no campo cultural. O que se almeja, portanto, ao tratar de Pluralidade Cultural, não é a divisão ou o esquadrinhamento da sociedade em grupos culturais fechados, mas o enriquecimento propiciado a cada um e a todos pela pluralidade de formas de vida, pelo convívio e pelas opções pessoais, assim como o compromisso ético de contribuir com as transformações necessárias à construção de uma sociedade mais justa.
Aluna: Priscila Pereira Ribeiro R.A: 098 1000 148
O Brasil é formado por uma variedade cultural, racial e social muito grande, e isso vem desde nossa colonização onde vieram várias imigrantes de várias regiões para nosso país, trazendo com sigo seus costumes e suas culturas, formando uma sociedade plural.
Para vivermos democraticamente em uma sociedade plural é necessário que haja respeito entre as diferenças, pois, nosso país é marcado por essa característica cultural bastante diversa e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos sociais e culturais muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação.
Entretanto, apesar da discriminação, da injustiça e do preconceito que contradizem os princípios da dignidade, do respeito mútuo e da justiça, paradoxalmente o Brasil tem produzido também experiências de convívio, reelaboração das culturas de origem,122 constituindo algo intangível que se tem chamado de brasilidade, que permite a cada um reconhecer-se como brasileiro.
(PCN: Pluralidade Cultural pág. 121, 122)
Portanto, a heterogeneidade é algo marcante nas Instituições de Ensino, pois, nenhum aluno é igual ao outro, cada um tem seu jeito de aprender, de lidar com as dificuldades, cada um tem sua história de vida, sendo eles capazes de uns aprenderem com os outros e foi assim que aprendi, os valores morais e os princípios éticos sendo eles o respeito mutuo pelo próximo, onde essa realidade foi inserida em minha vida através da escola, família e sociedade.
Deve ser implantada nas Instituições de ensino uma proposta curricular voltada para cidadania, trazendo com sigo uma “Cultura de Paz”, preocupando-se necessariamente em introduzir na vida dessas crianças o respeito pelo próximo independente de sua religião, classe social, cultura ou etnia, respeitando os Direitos Humanos e promovendo os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e eqüidade, solidariedade, dialogando no cotidiano e mostrando para todos os educandos que ninguém é igual a ninguém e que todos temos os mesmos direitos como cidadão.
Aluna: Jéssica Pereira R.A: 922 1686 298
O Brasil é reconhecido no mundo todo por sua pluralidade cultural, racial e social. Nosso país foi colonizado por Portugueses, mais ao decorrer dos anos vieram vários imigrantes de vários países para o Brasil na busca por pedras preciosas e mão de obra escrava, sendo que cada um deles trouxeram com sigo sua cultura e seus costumes, espalhando-se por várias regiões do Brasil, formando uma sociedade plural, sendo me ensinado os valores morais e os princípios éticos, onde devemos respeitar todos independente de suas diferenças, mais infelizmente, ainda hoje nos deparamos com vários tipos de preconceitos e discriminação.
...