A IMPLANTAÇÃO DE HORTA AGROECOLÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA
Por: gremio11 • 17/2/2020 • Projeto de pesquisa • 1.563 Palavras (7 Páginas) • 366 Visualizações
IMPLANTAÇÃO DE HORTA AGROECOLÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA
IMPLANTAÇÃO DE HORTA AGROECOLÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA
Projeto entregue à disciplina de Agroecologia sob requisito parcial de obtenção de nota referente ao quinto semestre do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso
Professora:
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. objetivos 4
2.2 OBJETIVO geral 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
3. REVISÃO DE LITERATURA 5
4. MATERIAIS E MÉTODOS 6
5. RESULTADOS ESPERADOS 7
6. CONCLUSÃO 8
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
8. PLANILHA DE CUSTOS 10
- INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade já eram utilizadas algumas técnicas rústicas para o plantio e obtenção de determinados alimentos. Com o avanço da tecnologia tornou-se um hábito muito comum e mais viável a compra de alimentos industrializados e a pratica do cultivo de hortaliças em ambientes domésticos foi sendo abandonado progressivamente, uma vez que as hortaliças começaram a ser produzidas – e também comercializadas – em grande escala.
Atualmente, faz-se necessário a criação de novas estratégias que possibilitem a construção de uma agricultura sustentável para assegurar a sustentabilidade socioambiental e econômica do espaço agrícola. Com isto, alguns autores definem agroecologia como um enfoque científico destinado a apoiar a transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais para estilos de desenvolvimento rural e de agriculturas sustentáveis. É uma abordagem e uma prática transdisciplinar que tem seu foco na atividade agrária sob uma perspectiva ecológica.
O conceito de agroecologia sistematiza todos esforços em produzir um parecer de agricultura abrangente, que seja economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente sustentável, um exemplo de uma nova maneira de relacionar-se com a natureza, protegendo a vida e toda forma de vida. Nesse contexto a escola destaca-se por ser um importante espaço para a formação de indivíduos e cidadãos responsáveis e críticos, preparados para discutir sobre questões relacionadas ao meio ambiente e sociedade, retomando suas relações com o meio onde está inserido.
Para fortalecer essa relação entre homem e ambiente a Educação Ambiental, hortas em escolas tornaram-se práticas necessárias. Certos autores dizem que uma horta em um ambiente escolar possibilita a ampliação de diversas formas pedagógicas em Educação Ambiental, o que vai unir teoria e pratica de uma maneira mais contextualizada, estreitando relações, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem através do trabalho coletivo entre os agentes envolvidos.
O presente trabalho tem como objetivo principal a conscientização dos alunos quanto às práticas agroecológicas, compreendendo assim a agricultura em pequena escala, para que fosse relacionado temas de desenvolvimento sustentável e ecologia aperfeiçoando a consciência do indivíduo, do coletivo (no trabalho escolar), e a responsabilidade pelos atos praticados.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Criar uma horta agroecológica em escola para que os alunos da mesma aprendam, mesclando teoria e prática, a importância da sustentabilidade nos dias atuais, fazendo com que os mesmos adquiram conhecimento sobre a área e se interessem cada vez mais pela conservação do meio ambiente e consumo de hortaliças, de preferência as cultivadas de forma orgânica.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Adotar um sistema agroecológico em escola pública;
Combinar a teoria e a prática nas escolas visando aumento de conhecimento dos alunos;
Utilizar formas recicláveis para o cultivo de hortaliças;
Diminuir o uso de agrotóxicos e o consumo de produtos industrializados;
Defender os sistemas de cultivo agroecológicos para hortaliças, visando um futuro sustentável.
- REVISÃO DE LITERATURA
A Agroecologia se apresenta como ferramenta no processo de transição a uma agricultura de base ecológica e menos agressiva ao meio ambiente. Assim entendida, a Agroecologia proporciona as bases científicas para apoiar o processo de transição a estilos e de agricultura sustentável nas suas diferentes manifestações.
Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema complexo e vivo, introduzida na natureza, rica em biodiversidade (plantas, animais, microrganismos, minerais, etc) e com muitas formas de relacionamento entre estes e outros componentes da Terra. Ressalta-se que a agroecologia abrange várias ramificações modernas e especializações como agricultura biodinâmica, agricultura orgânica, permacultura, agricultura sustentável, entre outras.
A agroecologia sistematiza os esforços na produção de uma agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável, uma forma de relação com o ambiente, onde todas as formas de vida são protegidas. Dessa forma, sugere-se a renúncia de uma ética egocêntrica para a ascensão da integridade e dependência recíproca como valores indispensáveis.
A agricultura sustentável e a questão ambiental foram bases desta proposta. Logo, quando se fala de agricultura sustentável, se está falando de estilos de agricultura de base ecológica que atendam a requisitos de solidariedade entre as gerações atuais e destas para com as futuras gerações, o que alguns autores chamam de uma “ética da solidariedade”.
- MATERIAIS E MÉTODOS
O projeto será instalado na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, uma escola de ensino fundamental I, localizada no município de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. Primeiramente faz-se necessário a elaboração de um croqui, onde ficou decidido que serão criados 3 canteiros com as medidas de 3 x 1 metros, elaborados com garrafas PET, adquiridas por meio de doação de alunos e comercio para a reciclagem destas, onde, neste projeto, além de ser feita a implantação da horta, os alunos também estão aprendendo questões importantes, como a reciclagem. Faz-se necessário então a utilização de 240 garrafas de 2 litros, cheias de areia, que formarão o perímetro de cada canteiro.
...