A HORTA COMO PRINCIPAL MECANISMO PARA APLICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Por: ingridmoreira • 19/10/2018 • Projeto de pesquisa • 538 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PEDAGOGIA
A HORTA COMO PRINCIPAL MECANISMO PARA APLICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
BELÉM-PA
2018
BENEDITA DE MELO CAMPOS
CASSIANO RICARDO BIBAS COSTA
CRISTIANE DE O. GOMES PEREIRA
DIVANIL DA SILVA PAMPLONA
HELIO SILVA FREITAS
HELLEN DO SOCORRO DE ALCANTARA BARROSO
HELOISE DE SOUSA OLIVEIRA
JAQUELNE GOES DE LEMOS RAMOS
MARCO AURELIO CONCEIÇÃO LIMA
MARIA JOSÉ FERREIRA MENDONÇA
POLIANA DE CASSIA REIS DE OLIVEIRA
RAFAEL NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO
RAYANE DA SILVA NASCIMENTO PEREIRA
A HORTA COMO PRINCIPAL MECANISMO PARA APLICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
BELÉM-PA
2018
INTRODUÇÃO
O tema abordado é de extrema relevância para a sociedade, primordialmente para a educação infantil, onde busca aplicar mudanças de valores, hábitos e atitudes com o plantio de horta, já que escola é o principal meio de formação de indivíduos responsáveis e aptos a colaborar e decidir sobre questões sociais, visando explicar o meio em que vive. Dessa forma a educação ambiental torna-se uma pratica necessária para fortalecer a harmonia entre o ser humano e o ambiente, formando uma comunidade responsável pelo meio social, desenvolvendo um vínculo positivo com a natureza.
PROBLEMA DE PESQUISA
Neste trabalho buscamos então explicar por meio do problema de pesquisa: De que forma a horta pode contribuir para o ensino ambiental na educação?
JUSTIFICATIVA
A horta, neste ponto, é uma didática primordial da educação ambiental que deveria ser aplicada a todos, envolvendo a escola como um todo, no planejamento, construção e desenvolvimento, incentivando as crianças ao consumo de hortaliças, vistas como “não aceitáveis” ou de “gosto ruim”, buscando mostrar de forma descontraída e didática as contribuições que estes podem trazer, atingindo o objetivo, tal qual de uma alimentação saudável, promovendo uma boa saúde, assim como um bom desempenho escolar possibilitado pelo acesso à alimentação necessária nesta fase de desenvolvimento.
Neste contexto, o cultivo de hortas no ambiente escolar pode ser um valioso instrumento educativo, pois o contato com a terra mostra as diversas descobertas de formas de vida que ali existem e convivem, principalmente o encanto com as sementes que brotam como mágica. Assim, as hortas dependendo da didática do educador, pode inclusive abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, assim como promover vivencias que resgatam valores.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste trabalho é realizar um estudo teórico sobre de que forma a horta pode contribuir para a educação ambiental.
...