A Introdução Sobre Agronomia
Por: nathlarisse • 27/5/2019 • Trabalho acadêmico • 368 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A infiltração é o processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo (BRANDÃO et al. 2006b) . Isso pode acontecer dentro do ciclo hidrológico, a partir de uma vegetação que leva a chuva ao solo naturalmente, infiltrando-se. O fenômeno depende também da disponibilidade de água para infiltrar, da natureza do solo, do estado da camada superficial do solo e das quantidades de água e ar inicialmente presentes no interior do solo.
Relativo ao fenômeno da presença de vegetação é notório que esse fator intervém na infiltração, pois, a cobertura vegetal é mais permeável do que um solo desmatado. A presença de árvores aumenta o aporte de matéria orgânica dos solos, conservando a umidade, aumentando a capacidade de absorção e infiltração de água, reduzindo o risco de erosão e estimulando a atividade biológica (MUSCHLER, 2000; BARBERA-CASTILLO, 2001).
Desse modo, é imprescindível observar que a infiltração da água no solo pode variar de acordo com o tipo de solo. Seja por meio do solo arenoso, com a maior proporção de areia, ou por meio do argiloso contendo mais argila. A presença de argila no solo diminui sua permeabilidade, não permitido uma grande infiltração, logo se observa que esse solo tem maior capacidade de retenção de água que o arenoso, por causa das cargas iônicas existentes em sua constituição.
Além disso, também é perceptível a densidade do solo argiloso, que embora seja eletricamente mais carregado, não possui cargas suficientes para reter água na quantidade necessária e ficar mais pesado que o solo arenoso. Ademais, alguns outros fatores intervêm na infiltração, como a permeabilidade do solo, inclinação do terreno diminuindo dessa maneira o tempo de infiltração, os tipos de chuva, a umidade do solo e a temperatura.
Portanto, foi realizado um experimento visando analisar o comportamento da infiltração da água em alguns tipos de solos coletados em Parelhas, Caicó, Extremoz e Acarí. Contendo em algumas amostras pedregulho e um pouco de vegetação a fim de observar, nessas condições, se há implicação também na infiltração.
Bibliografia
BRADÃO, V.S. CECILIO, R.A. PRUSK, F.F. & SILVA, D.D. Infiltração de Água no Solo, Viçosa, MG: UFV, 2006. 47p. Universidade Federal de Viçosa, 2006.
MUSCHLER, R.G. Árboles en cafetales. Turrialba, Costa Rica: Catie/ GTZ, 2000.
...