A Tecnologia em Alimentos
Por: Cristina Rodrigues • 22/1/2020 • Trabalho acadêmico • 855 Palavras (4 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
IFCE CAMPUS SOBRAL
EIXO TECNOLÓGICO DE PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE RELATIVA
CRISTINA RODRIGUES SILVA
JULIANA RODRIGUES DA SILVA
SOBRAL
2019
CRISTINA RODRIGUES SILVA[pic 2]
JULIANA RODRIGUES DA SILVA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE RELATIVA
Relatório de aula prática apresentado a disciplina de Tecnologia de óleos e gorduras vegetais do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral.
Professor(a): Profa. Katiane Arraes Jales.
SOBRAL
2019
SUMÁRIO[pic 3]
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
3 METODOLOGIA
3.1 Materiais
3.2 Equipamentos.......................................................................................................4
3.3 Procedimento........................................................................................................4
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO ............................................................................. ..5
5 CONCLUSÃO .............................................................................................. ............6
6 REFERÊNCIAS.........................................................................................................6
7 ANEXO......................................................................................................................7
PRÁTICA 2: Determinação da densidade relativa
1 INTRODUÇÃO
A densidade é uma das propriedades físicas, tendo como uma das aplicações determinar a relação entre sólidos e líquidos das gorduras. Onde a densidade total mede a massa e divide pelo volume, ou seja a massa de um corpo pelo volume que ele ocupa. (ORDOÑEZ, 2007).
A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma outra substancia denominada como padrão. É comum considerar a água como tal padrão (SAMPAIO; SILVA, 2007).
Quanto maior a densidade do óleo, maior será a massa necessária para o preenchimento do equipamento, ou seja, mais espaço irá ocupar. Esse procedimento pode ser determinado por diversos aparelhos como: densímetro, picnômetro e dilatômetro (SILVA, 2009).
2 OBJETIVOS
Verificar a densidade de diferentes tipos de óleos.
3 METODOLOGIA
3.1 Materiais
- Picnômetro;
- Papel absorvente;
- Água destilada;
- Álcool etílico;
- Óleos (girassol, algodão e coco).
3.2 Equipamentos
- Balança analítica;
- Geladeira.
3.3 Procedimento
Inicialmente, determinou-se a massa da água que foi usada como líquido de referência. É importante lembrar que não pode tocar o picnômetro com a mão, utilizou-se sempre papel. Pesou-se o picnômetro seco e anotou-se o valor obtido, em seguida encheu-se o picnômetro de água destilada, colocou a tampa de forma que a água escorreu pelo capilar, enxugou o excesso de água que escorreu pelo braço lateral e levou até a geladeira até atingir 20 °C. Quando atingiu a temperatura desejada, secou externamente o picnômetro e pesou-se na balança analítica, anotou-se o peso e calculou o peso a massa da água, pela diferença do picnômetro cheio com água e do mesmo vazio.
Logo após, foram determinadas as massas das amostras. Esvaziou-se o picnômetro, lavou-o com álcool etílico e esperou secar internamente. Sempre utilizando o papel para tocar no picnômetro, após seco adicionou-se a amostra de óleo até transbordar, limpou-se o excesso de da amostra derramada com papel absorvente e álcool. Em seguida, levou-se até a geladeira até atingir 20 °C, atingindo a temperatura desejada, pesou-se o picnômetro com a amostra, anotou o peso e calculou-se a densidade da amostra conforme mostra o ANEXO.
...