ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES COMPRIMENTOS DE ONDA LUMINOSA SOBRE O CRESCIMENTO DA RÚCULA
Por: heloisalolahss • 23/10/2019 • Relatório de pesquisa • 3.601 Palavras (15 Páginas) • 343 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP) – CAMPUS SÃO ROQUE/SP
Débora França Almeida (RQ 3002691)
Heloisa dos Santos Souza (RQ 300306X)
Larissa Giovanna Bruno (RQ 3002241)
Tabata Amanda Salvetti Augusto (RQ 3002578)
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES COMPRIMENTOS DE ONDA LUMINOSA SOBRE O CRESCIMENTO DA RÚCULA
SÃO ROQUE
2019
DÉBORA FRANÇA DE ALMEIDA (RQ 3002691)
HELOISA DOS SANTOS SOUZA (RQ 300306X)
LARISSA GIOVANNA BRUNO (RQ 3002241)
TABATA AMANDA SALVETTI AUGUSTO (RQ 3002578)
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES COMPRIMENTOS DE ONDA LUMINOSA SOBRE O CRESCIMENTO DA RÚCULA
Trabalho apresentado no curso de graduação em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus São Roque/SP.
Professor: Dr. Fernando Shoenmaker
SÃO ROQUE
2019
Sumário
1. INTRODUÇÃO: 4
1.1. A LUZ COMO ONDA ELETROMAGNÉTICA E COMO PARTÍCULA: 4
1.2. A IMPORTÂNCIA DA LUZ PARA A FOTOSSÍNTESE: 6
2. OBJETIVO: 7
3. MATERIAIS UTILIZADOS: 8
4. METODOLOGIA: 8
5. RESULTADOS: 11
5.1. CRESCIMENTO DAS RÚCULAS NA CAIXA ENCAPADA COM PAPEL CELOFANE VERMELHO: 11
5.2. CRESCIMENTO DAS RÚCULAS NA CAIXA ENCAPADA COM PAPEL CELOFANE AZUL: 13
5.3. CRESCIMENTO DAS RÚCULAS NA CAIXA ENCAPADA COM PAPEL CELOFANE TRANSPARENTE: 14
5.4. CRESCIMENTO DAS RÚCULAS NA CAIXA ENCAPADA COM PAPEL CELOFANE VERDE: 15
5.5. CRESCIMENTO DAS RÚCULAS NA CAIXA ENCAPADA COM PAPEL CELOFANE AMARELO: 16
6. RESULTADO FINAL E DISCUSSÃO: 18
7. CONCLUSÃO: 20
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 21
1. INTRODUÇÃO:
A vida na Terra, salvo raras exceções, depende da energia proveniente do Sol para existir. Isto porque, na base da cadeia alimentar encontram-se as plantas e algas que utilizam a referida luz solar para produzirem seu próprio alimento. Este alimento, produzido por meio de um processo fotoquímico denominado fotossíntese, será distribuído por toda a cadeia alimentar, formando uma pirâmide de biomassa e energia. Em outras palavras, sem a energia solar, os seres fotossintetizantes não conseguem produzir o alimento necessário para sua sobrevivência e manutenção da vida na Terra.
Mas, afinal, como ocorre a fotossíntese e qual a importância da luz solar neste processo?
1.1. A LUZ COMO ONDA ELETROMAGNÉTICA E COMO PARTÍCULA:
A luz possui comportamento duplo, ou seja, tem características de onda eletromagnética ao se propagar no espaço e características de partícula ao ser emitida ou absorvida por um corpo, denominada, neste caso, como fóton.
“A luz solar é como uma chuva de fótons de diferentes frequências. O olho humano é sensível a apenas uma pequena faixa de frequências – a região da luz visível do espectro eletromagnético. Luz com frequências levemente superiores (ou comprimentos de ondas mais curtos) está na faixa do ultravioleta do espectro e luz com frequências levemente inferiores (comprimentos de ondas mais longos) está na faixa do infravermelho.”[1]
Verifica-se, portanto, que a frequência da onda eletromagnética é inversamente relacionada com o seu comprimento. Da mesma forma ocorre com a energia por ela produzida, sendo que quanto maior o comprimento da onda, menor a energia produzida, assim como quanto menor o comprimento da onda, maior a energia produzida.
Com base nisto, temos que as ondas eletromagnéticas na faixa do ultravioleta do espectro são mais energéticas que as ondas eletromagnéticas na faixa do infravermelho do espectro.
Isto é importante para a fotossíntese posto que a clorofila, pigmento em maior quantidade presente nos cloroplastos, absorve a luz mais fortemente nas regiões do azul e do vermelho do espectro.
“No caso da clorofila, os fótons de luz absorvidos mais eficientemente são os de comprimento de onda nas bandas do azul e do vermelho, não absorvendo quase nada na banda do verde (NOBEL, 1991).”[2]
Portanto, conclui-se que a descoberta acerca do comportamento duplo da energia solar, assim como, a relação inversa existente entre frequência e comprimento de onda e energia e comprimento de onda é de suma importância para entender a função da luz na fotossíntese, dado que os comprimentos de ondas responsáveis pela maior parte das reações fotoquímicas e fotobiológicas nos organismos vivos são aqueles visíveis ao olho nu e encontram-se entre 425nm à 700nm, aproximadamente.
[pic 1]
Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas-ionizantes.htm (em 08/09/2019)
1.2. A IMPORTÂNCIA DA LUZ PARA A FOTOSSÍNTESE:
A fotossíntese é um processo químico realizado pelos seres vivos autotróficos, que utilizam dióxido de carbono e água para obter glicose, com o auxílio da energia solar.
Ela ocorre nos cloroplastos das plantas e algas e sua equação é descrita da seguinte forma:
[pic 2]
Também pode ser descrita na forma simplificada, qual seja:
[pic 3]
Essa reação química somente é possível em virtude da energia solar, que excita os elétrons contidos nas moléculas de clorofila, resultando numa cadeia transportadora de elétrons, conforme será esmiuçado adiante:
...