Análise do Meio Físico e Ambiental
Por: bigalu • 17/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 428 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA[pic 1]
ENG 447 – Análise do Meio Físico e Ambiental
RELATÓRIO:Visita 24/03
GABRIEL FRANÇA SILVA (82584)
- Introdução
A importância da água na vida do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Para manter a qualidade e também o melhor destino da mesma é preciso analisar alguns parâmetros como, por exemplo,alcalinidade, pH, condutividade elétrica, turbidez, dentre outros.
Alguns desses parâmetros foram utilizados na aula pratica de analise de qualidade da aula, serão explicitados abaixo:
*A alcalinidade é a medida total das substâncias presentes na água, e capazes de neutralizarem ácidos.
*O pH é um parâmetro adimensional e tem o valor calculado pelo negativo do logaritmo decimal da atividade ou concentração dos íons hidrogênio (H+). Não contando com fatores excepcionais, o valor do pH de águas naturais oscila entre 6,5 e 8,5. Valores de pH na faixa de 6 a 9 são considerados compatíveis, a longo prazo, para a maioria dos organismos. Valores de pH acima ou abaixo destes limites são prejudiciais ou letais para a maioria dos organismos aquáticos, especialmente para os peixes.
*A condutividade elétrica mede a capacidade que a água tem de transmitir corrente elétrica e está diretamente relacionada à concentração de espécies iônicas dissolvidas, principalmente inorgânicas. A medida da condutividade elétrica pode ser relacionada com a concentração de Sólidos Dissolvidos Totais, em mg/L, parâmetro muito sensível ao lançamento de efluentes o que facilita avaliar a qualidade do corpo hídrico, pois é uma medida direta.
*A sobrevivência de espécies aquáticas está diretamente ligada à presença de oxigênio dissolvido na água .O chamado OD(oxigênio dissolvido) é responsável por oxidar o material orgânico presente na água e promover a respiração branquial dos peixes. Essa matéria orgânica é derivada de esgotos lançados nos rios, daí a importância de se oxidar esse material. A quantidade de oxigênio necessária para oxidar partículas orgânicas é denominada Demanda Biológica de Oxigênio (DBO). Se a DBO for elevada, será preciso grandes taxas de OD para oxidá-la e não restará oxigênio suficiente para a respiração dos peixes. A ausência de oxigênio dissolvido na água dá espaço para o desenvolvimento de espécies anaeróbicas, que sobrevivem na ausência de oxigênio. O grande problema é que este tipo de bactéria decompõe a matéria orgânica em compostos mal cheirosos como aminas, amônias e sulfato de hidrogênio. O resultado é um odor ruim na água.
- Objetivos
O objetivo da aula prática foi analisar a alcalinidade, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e o pH da água da torneira e da água subterrânea.
- Materiais e Métodos
A aula prática foi realizada no laboratório de engenharia sanitária e ambiental (LESA)-UFV,
Para a analise de alcalinidade foi feita uma primeira titulação, utilizando como indicador fenoftaleina (rosa → incolor):
[pic 2]
Depois é feita a segunda titulação, utilizando o indicador metilorange (amarelo → laranja/vermelho):
[pic 3]
Feita as titulações é preciso utilizar a seguinte fórmula para encontrar o valor de alcalinidade:
[pic 4]
em que:
= volume gasto[pic 5]
N= normalidade do ácido
f= fator de correção
= volume da amostra[pic 6]
O pH foi medido através do pHmetro, deve-se ficar atento para a calibração do mesmo antes de colocá-lo nas amostras a serem analisadas.
A condutividade elétrica foi medida através de um aparelho eletrônico chamado condutivímetro, o qual também deve ser calibrado antes da medição.
Para o oxigênio dissolvido devemos utilizar o Medidor de Oxigênio Dissolvido para fazer suas análises, pois esse serve para determinar a quantidade de oxigênio gasoso dissolvido em líquidos.
- Resultados e Discussão
Com a realização do procedimento foram obtidos os resultados da qualidade da água das amostras da torneira e subterrânea. A Tabela 1 mostra o volume de acido gasto nas titulações de 100 mL de cada amostra analisada em laboratório.
Tabela 1-volume gasto de acido para titular 100 mL das amostras
Água da torneira | Água subterrânea | |
Volume ácido gasto | 3,23 mL | 5,97 mL |
Com o valor de volume gasto na titulação podemos calcular a alcalinidade das amostras utilizando a formula apresentada na metodologia:
[pic 7]
tendo os seguintes resultados apresentados na Tabela 2.
Tabela 2-valores de alcalinidade
Alcalinidade | |
Água torneira | 31,65 mg/L de CaCO3 |
Água subterrânea | 58,50 mg/L de CaCO3 |
Essa medida é de fundamental importância durante o processo de tratamento de água, pois, é em função do seu teor que se estabelece a dosagem dos produtos químicos utilizados. A maioria das águas naturais apresenta valores de alcalinidade na faixa de 30 a 500 mg/L de CaCO3.
A água pode ser classificada segundo a sua dureza em: mole ou branda < 50 mg/L CaCO3; dureza moderada entre 50 e 150 mg/L CaCO3; dura entre 150 e 300 mg/L CaCO3, e muito dura > 300 mg/L CaCO3, sendo o limite estabelecido para dureza em água potável o teor de 500 mg/L CaCO3.
...