Apostilha de Abacaxi
Por: wiil • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.840 Palavras (24 Páginas) • 537 Visualizações
[pic 1]
Professor: Miguel Camargo da Silva DISCIPLINA: FRUTICULTURA Apostila de apoio Turma I e II de Agronomia 2 º semestre 2015 |
CULTURA DO ABACAXI
Origem
Segundo Py (1969) todas as Bromeliáceas são originária da América e, mais precisamente, na América do Sul, em um vasto quadrilátero entre 15º e 30º de latitude Sul e 40º de longitude Oeste, compreende, em particular, o centro e o sul do Brasil , nordeste da Argentina e Paraguai.
Nome Cientifico : Ananas comosus L. compreende todas as variedades que, atualmente são cultivadas e denominadas de “cultivares”. Apresentam brácteas florais relativamente curtas, ausência de sementes ou sementes raras.
Maiores produtores mundiais: 1º Tailândia (18%), 2º Filipinas (12%), 3º China (8%), 4º Brasil com 7% da produção mundial.
Maiores produtores nacionais: as regiões nordeste e sudeste são os maiores produtores do país. Destacando-se o Estado da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais, São Paulo e Bahia. A quase totalidade da produção brasileira é consumida ao natural destinando 2 ou 3% à industrialização, em especial para a extração de suco. No Estado do Tocantins o ano de 2000 foi muito promissor, houve uma produção de frutos de qualidade excelente e vem aumentando o número de produtores expressivamente a cada ano principalmente devido a não incidência da fusariose em algumas região que é um dos fatores limitante na produção até 2003. Os resultados do IBGE registraram uma área de cultivo no ano de 2000 de 1800 hectares representando 2,6 % do total de área plantada no Brasil, sendo que estado produziu e comercializou 43.200.000 de frutos. Em 2014 os dados do IBGE apresentou no Estado aproximadamente 3.000 hectares plantados.
Valor alimentar: O abacaxi apresenta baixa caloria 52 caloria/100g de fruto, rico em Ca, P, Fe, vitamina B1, B2 e vitamina C. O fruto é considerado o aperitivo ideal para estômagos doentes, substituto natural do suco gástrico e seu suco descobre a proteína dos alimentos. Há três açúcares importantes no abacaxi que são: Sacarose (66%), glicose e frutose.
Cultivares mais plantadas e suas características
Pérola ou Branco de Pernambuco - é o mais cultivado no Brasil. Caracteriza-se por apresentar, folhas com bordas providas de espinhos, pedúnculos compridos, baixos teores em açucares, sua acidez é relativamente baixa, produz grande quantidade mudas (8 a 10 em média), peso médio do fruto 1 a 1,5 kg . É susceptível à fusariose e a cochinilha, porém menos do que o Smooth cayenne. Brix de 15% a 18%%, acidez 0,5 a 0,6.
Smooth cayenne - 70% da produção mundial, conhecida também como havaiano. Apresenta folha com espinho apenas na extremidade, apresenta coroa pequena, peso variando de 1,5 a 2,0 kg, rica em açúcares e acidez média. Um pouco fibrosa. É adequada para exportação "in natura" e industrialização, produz pequena quantidade de mudas (3 a 4) . Brix 20% a 22% , acidez de 0,9 a 1,2.
Jupi - é muito apreciado como o pérola do qual difere apenas pelo formato cilíndrico do fruto. É comum aparecer em mistura em lavouras comerciais de pérola, é mais doce do que o pérola, representa grande sensibilidade ao ataque de cochonilha.
Primavera - tem grande importância por apresentar resistência a fusariose, polpa branca, Brix 13,5% e acidez titulável 7,9 meq % , folha verde clara, sem espinhos, peso médio do fruto 1,3 kg, casca amarela. Cultivar que tem origem na região amazônica, lançado pela EMBRAPA.
Perolera - cultivado comercialmente na Venezuela é recomendável pela EMBRAPA por sua resistência a fusariose. Apresentam folhas de cor verde escura, bordas sem espinhos e faixa prateada. Produz muitos filhotes. O fruto tem forma cilíndrica, casca e polpa amarela, sabor agradável, alto teor de ácido ascórbico (vitamina C ) peso médio de 1,8 kg. Brix 13,5% , acidez titulável 9,9 meq %.
As cultivares de abacaxi utilizadas no mundo são atualmente classificadas em cinco grupos distintos , em função de um conjunto de caracteres comuns que são:
1) Porte da planta;
2) Forma dos frutos e dos olhos (frutilhos);
3) Importâncias das brácteas;
4) Características da polpa;
5) Características morfológicas das folhas:
Os cinco grupos são apresentados por:
- Grupo 1 - Cayenne;
- Grupo 2 - Spanish;
- Grupo 3 - Queen;
- Grupo 4 - Pernambuco ou pérola;
- Grupo 5 - Perolera.
Esses grupos têm grande interesse para o cunho científico, principalmente para produção de híbridos.
Propagação :
Os tipos de mudas mais usados são: coroa, filhote ou mudas de cacho, filhote rebentão, rebentão, pedaço de caule.
Ceva e cura de muda
Ceva - Consiste em deixar a muda aderida à planta-mãe por alguns meses, a fim de que atinja o tamanho adequado para o plantio. A cura consiste em deixar as mudas expostas, com a base virada para cima, à ação dos raios solares durante alguns dias. Tem por finalidade apressar a cicatrização dos tecidos lesionados por ocasião da colheita da muda sem eliminar o excesso de umidade e melhorar a eficiência da seleção. Fazer tratamento da muda com um produto fosforado ex. Diazinon 100 ml para 100 L de água, durante 1 a 3 minutos, depois ficar expostos aos raios solares com os cartuchos virados para cima (máximo 15 dias) . Pode ainda fazer o tratamento preventivo contra fungos alguns produtos recomendáveis: fungicida sistêmico à base de Tiofanato Metílico (Cercobin) , ou Benomil (Benlate) ou Folicur.
...