Ciclo de palestras: Importância da Iniciação Científica
Por: Bruno Alves Rodrigues • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Ciclo de palestras: Importância da Iniciação Científica
Janaúba – MG
Abril/2015
Resumo
A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os alunos de graduação na pesquisa científica, sendo um instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto que contribua na formação profissional do aluno. Tem a Finalidade de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado. Portanto os ciclos de palestras surgiram com a necessidade de apresentar aos estudantes dos períodos iniciais do curso de agronomia e zootecnia a importância da iniciação científica no processo da construção do conhecimento profissional e também os encorajar a se engajarem em pesquisas científicas.
Objetivo
Promover o encontro de estudantes de períodos iniciais, para apresentar, discutir e debater a importância da realização de iniciação científica, a fim de estabelecer uma troca importante de conhecimentos e um produtivo entrecruzamento das atividades acadêmicas e profissionais.
Organização
Para a realização das palestras, inicialmente foi discutido entre os acadêmicos da disciplina de Extensão rural de como seria o projeto. Depois disso, os alunos se organizaram em grupos e iniciaram o planejamento das atividades com o acompanhamento e supervisão da professora da disciplina de extensão rural. Seguiu-se daí a reunião para a divisão das tarefas e apontamento das responsabilidades de cada um dentro dos grupos. Exemplificando: um grupo ficou responsável pela divulgação e convite dos acadêmicos dos períodos iniciais de agronomia e zootecnia; outro para o agendamento do local e do horário das palestras; outro da organização do cooffe break; outro para a organização das palestras, sendo cada um responsável pela elaboração dos temas de acordo com a divisão das áreas de conhecimento; outro para emissão de lista de presença (Anexa) e confecção dos certificados dos ouvintes e organizadores, entre outras responsabilidades.
Os acadêmicos responsáveis pelas apresentações montaram os slides e revisaram os conceitos de sua área de atuação. Todos os grupos realizaram as atividades de forma a colaborar com o bom andamento e desenvolvimento dos ciclos de palestras.
Desenvolvimento
Dentro da proposta foi possível promover por meio de seus participantes o Ciclo de Palestras. Esse evento foi composto por dez palestras que abordaram a importância da iniciação cientifica e iniciação científica voluntaria além da apresentação de algumas áreas de conhecimento: Agroecologia, Solos, Sementes, Grandes Culturas, Irrigação e Drenagem, Fruticultura e Pós-Colheita, Fitossanidade, Melhoramento Genético e Pastagem. O tema central foi a importância da iniciação científica no processo da construção do conhecimento profissional. Assim, cabe descrever a trajetória da realização das palestras.
O I Ciclo de Palestras deu-se no dia 16 de Abril de 2015 junto aos acadêmicos do 1° período do curso de agronomia e Zootecnia. Dando-se início ao ciclo de palestras, os acadêmicos do 10º período de agronomia, discorreram sobre os programas de iniciação científica, destacando a importância para o aprimoramento das habilidades. Na sequência, os demais palestrantes abordaram sobre as suas áreas de atuações e importância daquele estágio para a sua formação profissional.
No dia 30 de Abril de 2015, ocorreu por sua vez o II Ciclo de Palestras juntamente com acadêmicos do 2º e 3º período de Agronomia e Zootecnia, devido a demanda de informações com a intenção de apresentar, discutir e debater as importâncias do estágio para o estudante.
...