Departamento de Química e Biologia
Por: karinennn • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 812 Palavras (4 Páginas) • 468 Visualizações
Universidade Estadual do Maranhão
Centro de Ciências Agrárias- CCA
Departamento de Química e Biologia
Curso: Engenharia Agronômica
Disciplina: Genética Agronômica
Discente: Karine Moreira Borges
RELATÓRIOS
São Luís
2015
Karine Moreira Borges- 1431123
Relatórios das Aulas Práticas
Relatório apresentado a Disciplina Genética Agronômica para a obtenção de nota.
São Luís
2015
Extração de DNA do tomate
Introdução
O DNA é uma macromolécula orgânica que contém as informações genéticas e está presente em todos os seres vivos, com exceção apenas de alguns RNA-vírus. É formada por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. Em português, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucléico , essa importante molécula contém as informações básicas para a formação de um ser vivo e para que ele possa se reproduzir . O DNA é formado por unidades menores chamadas nucleotídeos. Existem quatro tipos de nucleotídeos, representados pelas letras A, C, G e T, as formas como esses nucleotídeos se arrumam é que faz com que os seres vivos sejam diferentes um dos outros. E por isso, as mínimas mutações ocorridas em apenas um nucleotídeo de sua fita podem alterar a produção de uma proteína importante e causar doenças genéticas. Assim, os quatro tipos de nucleotídeos se arrumam de diversas maneiras na molécula de DNA, formando os diferentes seres vivos. Nesta primeira prática, foi utilizado o tomate para que pudéssemos identificar esta macromolécula (o DNA).
Objetivo
O objetivo do experimento em questão era a extração do DNA, do tomate, para que fosse possível compreender os assuntos abordados em sala de aula.
Materiais Utilizados
Tubo de ensaio;
Tomate;
Estantes para tubo de ensaio;
Sal;
Etanol absoluto gelado;
Detergente ou sabão líquido;
Saco plástico;
Filtro;
Papel filtro;
[pic 1]
Procedimentos
Solução de lise :
Em um béquer colocou-se 50ml de água+ 2 colheres de sopa de detergente + 1 colher de café de sal de cozinha.
- Cortou-se o tomate em fatias e colocou-o em um saco plástico, então, este foi amassado bem, até que fosse obtido uma solução lise feita da polpa do fruto.
- Acrescentou-se
- Misturou-se por cerca de 10 minutos.
- Filtrou-se cerca de 5ml da mistura diretamente no tubo de ensaio.
- Acrescentou-se lentamente o mesmo volume de etanol gelado.
- Aguardou-se 10 minutos, sem misturar as camadas, e observaram-se os agregados moleculares que precipitaram na interface das duas e subiu até a superfície.
Resultados
Solução de lise: Amassando o tomate, rompeu-se sua parede celular e membrana nuclear, liberando assim, suas moléculas de DNA. O detergente teve a função de romper a bicamada lipídica(desnaturou os lipídeos) que está na membrana celular e o sal contribuiu com íons positivos e negativos. Os positivos neutralizam a carga negativa do DNA, e os negativos as histonas, facilitando assim, a aglomeração dessas moléculas.
...