EMPREENDEDORISMO PÚBLICO E PRIVADO
Por: Antonio Pavani • 2/12/2018 • Trabalho acadêmico • 842 Palavras (4 Páginas) • 407 Visualizações
Disciplina: EMPREENDEDORISMO PÚBLICO E PRIVADO.
Identificação da tarefa: Tarefa 3. Unidade 2. Envio de arquivo.
Pontuação: 10 pontos de 40.
TAREFA 3
Perfil do Empreendedor
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador, através do qual mantém constante busca por novos caminhos e novas soluções, sempre amparada na identificação das necessidades das pessoas.
Essa é a essência do empresário de sucesso: a busca de novos negócios e oportunidades, e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto. Enquanto a maior parte das pessoas tendem a enxergar apenas dificuldade e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, a despeito das dificuldades.
Com essas inovações da tecnologia, o acesso mais rápido e fácil das informações na internet a globalização a velocidade das informações a um clique, permitem que um novo perfil de empreendedores que possuem acesso as estas ferramentas, inclusive do setor público e privado, sejam privilegiados e descubram oportunidade de se criar novos negócios de bens e serviços que venham de encontro com a necessidade de empresas e setores tanto no setor privado quanto no setor público são idéias geniais que propiciam oportunidades de melhoria de vida, geram crescimento da economia e oportunidades de criação de novas vagas de emprego, como exemplo podemos citar várias startups que foram criadas nesse senário que hoje contribuem em muito para os setores públicos e privados.
Ao se propor em abrir seu próprio negócio o empreendedor tem que estar disposto a correr riscos, e o seu sucesso depende de que ele esteja disposto a conviver com estes riscos, e se sobressair a eles, os riscos fazem parte da atividade, o sucesso do empreendedor está em aprender a administrar o risco de insucesso da sua atividade. Atualmente o empreendedor dispõe de várias ferramentas de consultoria que lhes dão orientações de como formalizar ações de modo a eliminar ou mitigar a ocorrência de riscos que possam inviabilizar a seu empreendimento. Podemos citar como exemplo atual as ações do SEBRAE, que dão apoio e consultoria aos pequenos e microempresários no momento de abrirem suas empresas.
A iniciativa é uma característica intrínseca do espirito de um empreendedor e que os levar a tomar decisões ousadas talvez como deixa a segurança e comodidade de um bom emprego, e correr o risco de ter seu próprio negócio, buscando entre vários fatores sua satisfação pessoal e profissional e também associado a isto o desejo de sua realização e independência financeira. Sem iniciativa não existe empreendedorismo, sem comprometimento, sem vontade e sem comprometimento não se consegue atingir seus objetivos.
Todo empreendedor de sucesso tem que ter uma boa habilidade de relacionamento com pessoas, ser um bom líder de maneira a saber a coordenar as pessoas sob sua direção em direção a um propósito de crescimento a um objetivo, um bom líder que tenha habilidade de redirecionar esforços quando se fizer necessário e manter o foco e a motivação de seus colaboradores.
Relacionamento interpessoal ter a capacidade de expor e ouvir idéias e saber relacionar – se com pessoas dentro e fora da sua empresa.
A organização e fator primordial dentro de um empreendimento. Não basta apenas ter uma boa ideia, e recursos para implementa-la, e preciso integrá-las de forma logica e harmoniosa sempre buscando um resultado maior que a soma das partes, definindo metas, garantindo sua execução, e buscando solução de problemas com agilidade racionalizando e otimizando o tempo de trabalho.
...