FICHAMENTO DO TEXTO: A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA AMÉRICA LATINA
Por: Ana Beatriz Costa • 1/12/2019 • Projeto de pesquisa • 2.100 Palavras (9 Páginas) • 273 Visualizações
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
NOME DO/A ALUNO/A
FICHAMENTO DO TEXTO: A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA AMÉRICA LATINA
Belém-Pa
2019
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
NOME DO/A ALUNO/A
FICHAMENTO DO TEXTO: A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA AMÉRICA LATINA
Trabalho válido como avaliação na disciplina Política Educacional, ministrada pelo professor José Bittencourt da Silva da Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará (FAED/ICED/UFPA).
Belém-Pa
2019
EXEMPLO:
FICHAM
■ Sociologia Política como o estudo do poder e das relações de autoridade, estruturadas nos vários níveis da organização social (p. 19).
■ A educação não-formal na é um campo específico da pesquisa educacional, com paradigmas teóricos em construção América Latina (28)
■ Há uma certa subteorização neste campo do conhecimento no contexto da educação de adultos, mas isso não significa que não existam teorias da educação de adultos. Ao contrário, há tipologia dessas teorias, que vão da teoria do capital humano à teoria da libertação de
Paulo Freire, (p. 41)
■ As teorias sobre Educação de Adultos na América Latina apresentam algumas contradições, inconsistência teórica e alguns de seus fundamentos normativos não foram completamente elaborados (p. 52).
■ Todas as informações que vc achar importante no texto lido devem ser colocadas Ipsis litteris no fichamento.
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EXEMPLO:
RESUMO
Um capacitor apresenta uma característica elétrica d
RESUMO EXPANDIDO
O livro de Carlos Alberto Torres “A política de educação não-formal na América Latina” apresenta como tema central o debate sobre educação de adultos denominada por ele de educação não-formal. O autor busca relacionar este tipo de educação como o modelo de desenvolvimento dependente da América Latina, bem como com as ideologias educacionais e as reformas que existem nos sistemas educacionais dos países que compõe esta parte do continente. O autor levanta alguns questionamentos, os quais podem ser expressos da seguinte maneira: existe uma teoria consistente na América Latina para compreensão do fenômeno da educação de adultos? Até que ponto pode-se dizer que é possível tomar como referência consistente uma teoria de base para compreensão do fenômeno educacional na América Latina? Torres argumenta que, apesar de se observar uma gama considerável de literatura sobre o assunto, ainda não se pode dizer que há um paradigma consistente sobre o fenômeno educacional da América Latina, mas sim indicações acadêmicas que podem ser tomadas como referência. Segundo o autor é o caso de algumas tipologias teóricas, que vão da teoria do capital humano à teoria da libertação de Paulo Freire. Para ele essas concepções são habitadas por contradições e por certa inconsistência teórica, pois alguns de seus fundamentos normativos não foram completamente elaborados e consolidados. As conclusões chegadas pelo autor apontam que sem uma teoria consistente do Estado e da política será impossível compreender a política de educação não-formal e a educação não-formal como política na América Latina. E ainda. Para autor o Estado capitalista é um campo de batalha, seja ele hegemônico, seja ele dependente ou associado. Por isso, vive o dilema entre promover a acumulação de capital e manter a legitimação do modo de produção. Nesse contexto contraditório do Estado capitalista, a educação de adultos faria parte de uma estratégia mais ampla de legitimação política. Em consequência, os educadores populares envolvidos em programas estatais de educação de adultos, vivem um dilema entre o papel que o Estado lhes reserva — o de legitimarem o sistema — e seus objetivos políticos emancipatórios.
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