Manejo e Conservação do Solo e da Água
Por: Gislaine Fernandes • 29/11/2020 • Dissertação • 4.046 Palavras (17 Páginas) • 243 Visualizações
Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas Curso de Agronomia
Disciplina – Manejo e Conservação do Solo e da Água – Noturno Prof. Dr. José Ricardo Mantovani
Atividade avaliativa 1 – Segundo bimestre – Individual
Questões relacionadas à matéria das aulas, textos complementares, atividade relacionadas aos textos
Data de entrega: envio até as 23:59 hs do dia 09/06 (terça-feira)
Nome do aluno: Gislaine Fernandes
Assunto: Consistência do solo
1. Defina consistência do solo, e cite os fatores que influenciam a consistência do solo?
Resistência do solo, em estado natural, as forças de compressão que tendem a deformá-lo. Os fatores que influenciam são: Textura do solo, mineralogia do solo, umidade do solo, teor de matéria orgânica do solo
2. Explique como o teor de umidade do solo influencia na consistência do solo, e mencione o que é coesão e adesão?
O teor de umidade está diretamente relacionado ao preparo do solo e as operações mecânicas. Solos com baixo teor de umidade são mais duros, formam torrões com a aração. Pois as partículas do solo apresentam atração entre si denominado coesão.
Solos com um teor maior de umidade apresentam uma atração entre as partículas sobre outras superfícies, denominada adesão. A adesão é responsável pela compactação do solo.
3. Explique como a consistência do solo influencia nas condições de preparo do solo e as operações mecânicas na agricultura?
Um solo mais seco ao ser arado forma torrões e espelhamento nas camadas de solo revolvidas. Por estar mais duro se torna inadequado para tal operação.
Um solo com maior teor de água ao ser arado sofre mais com a compactação por conta da adesão e gruda mais nos implementos.
4. O que é um solo friável ?
É a faixa ótima de umidade para preparo do solo.
5. Explique as diferenças na consistência considerando a mineralogia do solo (presença de minerais de argila do tipo 2:1 ou minerais de argila do tipo 1:1)?
Solos com argila do tipo 2:1 possuem maior coesão e maior adesão, do que solos com argila do tipo 1:1, que por sua vez, possuem maior coesão e maior adesão do que solos com predomínio de óxidos de Fe e de Al na fração argila;
6. Qual solo possui faixa de friabilidade maior o latossolo ou o vertissolo? Qual a importância dessa informação do ponto de vista prático?
O latossolo possui uma faixa de friabilidade mais ampla que as do vertissolo por conta da argila de alta atividade. Essa informação é muito importante pois ajuda nos tratos culturais, na maneira que o solo irá de comportar durante o cultivo.
7. Diferencie a consistência do latossolo em relação ao nitossolo? Explique essa diferença na consistência entre esses solos? Do ponto de vista prático, qual é a implicação dessa diferença em relação às operações de preparo?
O nitossolo apresenta a consistência muito dura quando seco, resistente a pressão. Quando úmido apresenta um agregado mais firme que sob pressão muito forte se esborroa.
O latossolo possui a consistência macia quando seco, o solo se desfaz com facilidade. E quando úmido apresenta a característica friável, o agregado se desfaz facilmente sem aderir.
Do ponto de vista prático essas características ajudam na tomada de decisão sobre qual a melhor hora para se entrar com determinada operação.
8. O que é plasticidade do solo? Por que se deve evitar o preparo do solo quando ele estiver no estado plástico?
A plasticidade é a capacidade de moldar o solo. Deve evitar o preparo do solo nesse estado pois a massa do solo não recupera a sua forma original ao cessar a operação.
9. O que é pegajosidade do solo? Qual é a relação entre a pegajosidade e o teor de argila do solo?
É a propriedade que pode apresentar o material de solo de aderir a outros objetos.
Quanto mais argiloso for o solo, maiores serão as forças de coesão e adesão. Solos argilosos – mais duros, mais plásticos, mais pegajosos do que solos arenosos.
10. Explique a influência da matéria orgânica na consistência do solo?
A diminuição nos teores de matéria orgânica dos solos diminui a faixa de friabilidade do solo e o limite de plasticidade, o que reflete em aumento da compactação.
Atividade I - Consistência
Assista ao vídeo postado e responda as seguintes questões:
a) A estrutura e a consistência são características morfológicas utilizadas na classificação do solo. De acordo com o texto, como a estrutura e a consistência são utilizadas para distinguir o Latossolo do Nitossolo;
A diferença está na estrutura do horizonte B, enquanto a consistência do Nitossolo é muito dura ( firme ). A consitência do Latossolo é friável ou muito fríavel, e possui alguns microagregados que o Nitossolo não tem, e existe a ausência cerosidade no Latossolo, enquanto que no Nitossolo, existe o aspecto ceroso no horizonte B.
b) Como as diferenças na estrutura e na consistência entre os solos citados no vídeo influenciam o uso e manejo desses solos, particularmente em relação a retenção de água?
O latossolo resseca mais facilmente e mais rapidamente em relação ao Nitossolos. No Latossolo a estrutura do horizonte B, é fraca e não favorece a retenção de água, a consistência é fríavel e possui alguns microagregados que favorece o ressecamento do perfil, e ocorrência ausência de cerosidade, e a água permanece por menos tempo. O Nitossolo possui estrutura que favorece a retenção de água, mas que mantém boa drenagem.
c) Qual é a explicação entre as diferenças na estrutura e na consistência dos solos comentados no vídeo?
No Latossolo o horizonte B apresenta consistência fríavel ou muito fríavel, ausência de cerosidade e estrutura fraca. No Nitossolo o horizonte B apresenta consistência firme, muito dura, cerosidade forte e abundante e estrutura forte.
Atividade II - Consistência
Leia o texto “Relações entre a pedologia e o manejo do solo”, para complementar o conteúdo apresentado na aula. Após a leitura, faça um resumo de no máximo 15 linhas com os pontos abordados no texto, que você achou mais importante, de forma que você possa explicar a influência de características do solo, como a consistência no uso e manejo do solo, particularmente em relação a operações mecânicas no solo como aração, gradagem e subsolagem.
A consistência do solo está diretamente relacionada com o preparo do solo e as operações mecanicas nos tratos culturais. Ela tem influência das forças: adesão e coesão que atuam na massa do solo, variando conforme o grau de umidade, teor de argila, tipo de argila, variando com a natureza dos cátions absorvidos na ctc , com o teor de matéria orgânica e com a presença de sais.
Para o mesmo grau de umidade, as forças eletrostática são maiores para os minerais de argila do tipo 2:1 do que do tipo 1:1, e as forças magnéticas dos óxidos de ferro.
Em solos considerados de argila de atividade salta onde a CTC é maior ou igual a 27 cmol.kg de argila ,como os vertissolos o manejo de preparo apresenta maiores dificuldades, porque são formados os grandes torrões na camada aravel. Quando secos são extremamente duros, quando molhados são muito plásticos e muito pegajosos, por isso, aderem fortemente nos pneus e nos implementos agrícolas dificultando as operações de preparo.
Em solos considerados de argila de atividade baixa onde a CTC é menor que 27 cmol.kg de argila, como é o caso dos latossolos, apresentam muito menor plasticidade e pegajosidade, facilitando as operações.
...