O Espiral De Ervas Aromáticas
Por: catflowerlove1 • 29/8/2023 • Trabalho acadêmico • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 63 Visualizações
PENITENCIÁRIA MODULADA ESTADUAL DE OSÓRIO - PMEO
NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOVOS VENTOS - NEEJA Novos Ventos
ESPIRAL DE ERVAS AROMÁTICAS
Plano de trabalho
Plano elaborado pela estagiária Yasmin Teixeira Lopes do curso técnico em meio ambiente integrado da Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes - Rural.
Osório - RS
2023
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVOS GERAL 4
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 4
3 PLANO DE TRABALHO 5
3.1 ESPIRAL 5
3.1.2 Como montar uma espiral 6
4 CRONOGRAMA 8
5 METODOLOGIA 8
6 RECURSOS NECESSÁRIOS 9
7 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
O respectivo plano de trabalho tem como finalidade ser uma extensão do projeto Sustentabilidade e Produção: NEEJA Novos Ventos/PMEO o qual foi constituído juntamente com o projeto de ampliação da UFRGS Agricultura Urbana e Periurbana dentro da PMEO, possuindo como propósito abordar novas condutas e práticas sustentáveis para o cotidiano da Penitenciária Modulada de Osório.
Após conversar com os orientadores Cesar Augusto Nunes de Souza e Vitor Hugo da Silva Oliveira acerca do projeto, foram delimitadas problemáticas as quais poderiam ser trabalhadas, buscando sanar as mesmas, a partir das práticas permaculturais a qual está interligada diretamente à agroecologia.
Para a devida elucidação da problemática foi sugerido a criação de uma espiral de ervas aromáticas, podendo ser um jardim de ervas ou de plantas medicinais, o qual disponibiliza a criação de diversos microclimas em um pequeno espaço se adequando a necessidade de cada uma das plantas distintas.
Além disso haverá a sensibilização dos PPLs acerca do tema supracitado com o objetivo de que os mesmos abranjam a ideia sobre o cuidado com o meio ambiente decorrido de métodos não invasivos e não prejudiciais ao mesmo, prevendo uma integração de meio ambiente com o ser humano, incluindo conceitos de cuidar e receber.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAL
Construir uma espiral de ervas aromáticas a partir do conhecimento adquirido ao decorrer do curso teórico, com a finalidade de reunir plantas distintas em um mesmo recinto, realizando concomitantemente o projeto Horta comunitária.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Proporcionar um controle ecológico natural, podendo misturar plantas que se beneficiam ao serem plantadas juntas;
Otimizar o uso do espaço;
Sensibilizar os PPLs acerca da importância da permacultura;
Permitir o plantio de espécies que tenham características de cultivo completamente diferentes, misturando plantas de sol e de meia sombra que requerem muita e pouca água;
Produzir placas com os respectivos nomes das plantas.
3 PLANO DE TRABALHO
A partir da proposta de participar a uma extensão do projeto Sustentabilidade e Produção, sendo composto juntamente com o projeto de extensão da UFRGS Agricultura Urbana e Periurbana dentro da PMEO. Buscando sanar a problemática a qual foi nos apresentada, trazendo como método para a elucidação da mesma, a espiral de ervas, para a execução do projeto, o mesmo será repartido em etapas as quais serão especificadas a seguir:
Primeiramente buscar base teórica para a realização do projeto como estrutura, as ervas para seus respectivos lugares na espiral e materiais que possam ser utilizados na mesma, após buscar lugares com indício de ser ensolarado e plano para melhor desenvolvimento da espiral, e a disponibilização de PPLs e guardas para a segurança.
Segunda etapa: obter os materiais dispostos já na modulada, buscando os reutilizar de maneira sustentável, em seguida realizar a sensibilização aos envolvidos ao projeto e esclarecendo como o mesmo irá decorrer, a temática será abordada em uma pequena palestra acompanhada pelo professor das seguintes disciplinas sendo elas: geografia e biologia.
Terceira etapa: conceituar os participantes (PPLs) de como será desenvolvida a estrutura da espiral, e separar as mudas que serão plantadas na mesma.
Quarta etapa: montagem da espiral de acordo com o seu devido design, no local selecionado, e preparar o solo para receber as mudas.
É fulcral pontuar o cuidado que a espiral demandará após a sua confecção buscando observar as ervas quanto ao seu desenvolvimento e as regando quando necessário.
3.1 ESPIRAL
Primeiramente é lícito pontuar que as espirais se adequam perfeitamente a qualquer lugar por precisarem de um pequeno espaço para serem produzidas e também atendendo às nossas necessidades, podendo ser um jardim de ervas, plantas medicinais e de flores, nesta prática agroecológica a permacultura fica bem, explícita pois aborda características presentes na natureza.
O espiral tem como finalidade reunir diversas funções naturais em apenas um único recinto, tornando- se muito produtivo por conseguir atender a demanda de diversas plantas distintas. Precipuamente, é fulcral pontuar que existe uma organização disposta no design da espiral onde no alto geralmente
...