RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FRUTAS DESIDRATADAS
Por: 1523572678 • 31/10/2022 • Relatório de pesquisa • 784 Palavras (4 Páginas) • 489 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
FRUTAS DESIDRATADAS
Carla Patrícia Monteiro Rodrigues Jordão
Emanoel Nogueira Lima
Victor Rennarly Silva da Cunha
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO…………………………………………………………………1 2.OBJETIVO……………………………………………………………..........…1 3.MATERIAIS..............................................................................................1 4.MÉTODOS…………………………………………………….................…...2 5.RESULTADOS E DISCUSSÕES ………………………………………...2 e 3 6.CONCLUSÃO . . .....................…………………………………………..4 7.REFERÊNCIAS........................................................................................4
1.INTRODUÇÃO
Um dos processos utilizados para a remoção de água dos frutos é a desidratação pelo uso do calor, reduzindo assim a atividade de água e aumentando o tempo de prateleira do alimento. Além disso, é um dos processos mais antigos para secagem de alimentos e é um método de conservação muito barato (FELLOWS, 2000).
A redução das perdas pós-colheita de frutas e hortaliças é uma preocupação para os pequenos, médios e grandes agroindustriais. Esses vegetais, assim como carnes, podem ser desidratados ao Sol ou por meio de sistemas artificiais para diminuição do conteúdo de água, fator primordial para conservação de alimentos. (SERENO, 2010)
2.Objetivo
Este relatório tem como objetivo demonstrar a técnica de desidratação de frutas pelo calor, bem como comparar os efeitos do uso do branqueamento e sem branqueamento.
3.Materiais
-Maçã
-Ácido cítrico
-Bacias de plástico
-Facas de corte em aço inox
-Colheres em aço inox
-Bandejas de aço inox
-Balança analítica
-Água
-Estufa de secagem
-Escumadeira
-Panelas
-Tábua de corte
-Sanitizante
2.MÉTODOS
Foram utilizadas 6 maçãs maduras, as maçãs foram submetidas a lavagem com detergente neutro em água corrente e sanitizadas com água sanitária, 160ml diluído em 20 litros de água, as frutas ficaram na solução por 15 minutos e depois secas e pesadas antes e depois dos descascamentos. As frutas foram cortadas em fatias de aproximadamente 1,5cm de largura, após isso foi retirada a parte central da fruta e as sementes. Para evitar o escurecimento as frutas foram mergulhadas em duas bacias contendo água e uma outra bacia contendo água e ácido cítrico a 1% foram 30 g para 3 litros de água, em seguida foram submetidas ao processo de branqueamento a vapor onde ficaram por 5 minutos, foram retiradas com auxílio de uma escumadeira e em seguida mergulhadas em água fria para parar o cozimento.
Após este procedimento foi feita a secagem e a pesagem e posteriormente colocadas em uma grade de metal com espaços entre si para evitar contato. A grade de metal foi colocada em uma estufa de secagem a 60ºC de 8 a 10h. Após esse tempo, os pedaços foram retirados, pesados, embalados a vácuo em plástico transparente.
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
...