Frutas desidratadas
Por: Marcella Alvares • 11/4/2016 • Resenha • 350 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
INTRODUÇÃO
A maioria das frutas é composta por mais de 80% de água. Tiram a sede, hidratam o organismo, alimentam, não engordam e dão prazer, como o de comer um doce. Os açúcares nelas contidos, como sacarose, frutose e glicose são fontes de energia e de fácil digestão. Outros elementos importantes de sua composição são os sais minerais e as vitaminas. As proteínas e gorduras são contidas em pequena quantidade, exceto em casos especiais, como o abacate (rico em óleo) (KOPF, C. 2008).
As frutas são consideradas alimentos funcionais por serem portadoras de propriedades medicinais, estimulantes de funções gástricas e desintoxicantes do organismo. As frutas podem ser classificadas como: cítricas, não cítricas e oleaginosas (KOPF, C. 2008).
As frutas podem ser consumidas in natura, contudo, existem algumas exceções, mas como em geral a produção das frutas excede à capacidade de consumo neste estado, podem ser utilizadas depois de submetidas a um processo de conservação ao natural, de transformação ou de dessecação, ou seja, podem ser industrializadas (KOPF, C. 2008).
O processamento das frutas depende da espécie, variedade e das características físicas, se são ricas em suco ou são carnosas. De modo geral, se enquadram no processamento pelo calor, controle de umidade e pelo frio. No presente trabalho, será abordado o processamento pelo controle de umidade, o qual difere entre as frutas com muito suco e as carnosas. O controle de umidade significa a redução do teor de água das frutas para conservá-las e pode ser efetuado por concentração, por secagem e por desidratação (KOPF, C. 2008).
A desidratação é um dos processos mais antigos de conservação de alimentos e tem sido utilizada para desidratar carnes, frutas e peixes desde os tempos mais remotos. A desidratação visa reduzir a umidade e o volume da fruta por meio da evaporação da água nela contida. A perda de umidade diminui o crescimento de microrganismos ou outras reações, resultando em melhor conservação do produto por períodos de tempo maiores que a fruta in natura(KOPF, C. 2008).
Os Estados Unidos são, sem dúvida, os maiores produtores de frutas secas. Os Estados Unidos são, sem dúvida, os maiores produtores de frutas secas.
...