UM NOVO OLHAR PARA O LIXO
Por: Thayná Brandão • 19/2/2016 • Projeto de pesquisa • 748 Palavras (3 Páginas) • 2.658 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
Carlos Eduardo Maciel
Murillo Hafner
Thayná Brandão
UM NOVO OLHAR PARA O LIXO
ILHÉUS-BA
2016
Carlos Eduardo Maciel
Murillo Hafner
Thayná Brandão
UM NOVO OLHAR PARA O LIXO
Projeto de pesquisa apresentado buscando melhorias para o descarte apropriado e reaproveitamento de lixo no meio rural. Prof.: Fábio Massena
ILHÉUS-BA
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- PROBLEMA
- JUSTIFICATIVA
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
- OBJETIVO ESPECÍFICO
- METODOLOGIA
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Quem vive na cidade pode ter a ilusão de que no meio rural o problema do lixo é insignificante. É certo que na grande maioria das comunidades rurais brasileiras há um deficit, e até mesmo escassez total do serviço público ou particular para a coleta dos resíduos rurais, cabendo ao produtor rural, muitas vezes sem instrução adequada, a responsabilidade de dar um destino final para esse lixo. . De acordo com o IBGE, embora enterrar e queimar os resíduos seja comum apenas para 10,2% da população brasileira, 54,7% dos que vivem em áreas rurais tratam o lixo assim, o que acaba por gerar entre eles contaminações á longo prazo. O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento sobre o destino e o reaproveitamento do lixo rural em pequenas comunidades locais.
- PROBLEMA
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, seja nos grandes centros urbanos ou em comunidades rurais. Sabe-se que se o lixo não tiver destino adequado, pode ocorrer poluição e comprometimento da saúde das pessoas que moram nesse ambiente, também a falta de um sistema de descarte consolidado e eficiente pode ocasionar sérios problemas ao ambiente. “Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracterizam pela simples descarga sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou a saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto” (FELLENBERG, 1980).
- JUSTIFICATIVA
Deve-se ficar atento para o descarte apropriado, pois os resíduos da produção rural podem gerar uma quantidade de lixo muito significativa. Vale a pena ressaltar a importância do descarte apropriado e da reutilização dos resíduos rurais com o intuito de preservar água, poluição do ar,do solo e até dos alimentos produzidos nessas propriedades. Após a pesquisa concluída e com os dados em mãos dos materiais que podem ser reciclados, quantidades, tipos de materiais, há possibilidade de procurar possíveis parcerias para coleta de lixo e/ou revenda de tais materiais gerando lucro para o morador rural.
4 OBJETIVOS
4.1. OBJETIVO GERAL
Compreender e avaliar as questões relativas ao lixo na comunidade com responsabilidade de maneira eficiente e com menos impactos, identificar qual o destino final dos resíduos sólidos e líquidos em comunidades rurais e os impactos que os mesmos podem causar.
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Caracterizar o tipo de resíduo produzido por pequenas comunidades rurais e identificar se as áreas precisam de atenção e maiores cuidados com relação ao saneamento básico.
- METODOLOGIA
Os resultados obtidos através da realização desta pesquisa, por meio das informações colhidas através de entrevistas e registros fotográficos sobre as problemáticas como poluição, doenças e ou degradação ambiental, causadas pelo descarte do lixo rural (resíduos sólidos/líquidos) em locais inadequados na zona rural, foram bastante significativos, e permitiram concluir a necessidade de: buscar alternativas para sanarem os problemas identificados; realização de trabalhos contínuos de conscientização da população para os problemas de acúmulo do lixo; desenvolvimento de projetos integrados pela administração pública no sentido de encontrar possíveis soluções nos processos de implementação da coleta seletiva, reciclagem dos materiais descartados no lixo, destinação adequada do lixo como forma de preservação do meio ambiente. Como não existe a coleta de lixo, os resíduos em sua maioria acabam sendo queimados e em alguns casos jogados a céu aberto; o material orgânico (fezes de animais) é utilizado como adubo na agricultura. Um trabalho de educação ambiental é de fundamental importância em todo processo desde a geração de lixo até o processo de reciclagem.
...