Uso da Técnica de Classificação Supervisionada para caracterização do uso do solo
Por: João Victor • 28/4/2016 • Trabalho acadêmico • 260 Palavras (2 Páginas) • 496 Visualizações
Metodologia
Utilizando as bandas 2, 3 e 4 do satélite Landsat-8 datadas de 23 de novembro de 2014, três mosaicos foram criados utilizando duas faixas de imageamento para que fosse possível compreender todo o perímetro da cidade de Teresina. A criação do mosaico foi necessária porque não foi possível adquirir uma única imagem contendo todo o perímetro da cidade.
Munidos dos mosaicos, uma composição RGB real foi criada associando cada banda a sua respectiva cor (Banda 4 – Vermelha, Banda 3 – Verde e Banda 2 – Azul) como é mostrado na Figura 1.
[pic 1]
A composição RGB criada não apresentou uma boa visualização, devido a esse fato, a técnica de melhoramento de contraste foi aplicada na tentativa de melhorar a visualização das feições a serem estudas na composição. Depois da aplicação do contraste foi obtido um melhoramento significativo na visualização da imagem, como é mostrado na Figura 2.
[pic 2]
Depois do melhoramento da visualização da composição utilizando a técnica de contraste, o processo de Classificação Supervisionada foi iniciado.
Primeiramente, o contexto foi criado utilizando os mosaicos preparado com as bandas 2, 3 e 4. Em seguida, o processo de treinamento foi iniciado, onde, as classes utilizadas para caracterização urbana da cidade de Teresina, foram definidas seis classes, sendo elas: Vegetação Densa, Vegetação Rala, Água, Mancha Urbana, Areia e Solo Exposto. As classes foram definidas devido a uma previa tentativa de aplicação da técnica, onde mostrou-se necessário a utilização de seis em vez de quatro classes para obtenção de um melhor resultado na técnica de classificação.
Depois de
...