As Leis da Termodinâmica
Por: _gbrunna • 22/5/2023 • Artigo • 2.436 Palavras (10 Páginas) • 178 Visualizações
AS LEIS DA TERMODINÂMICAS
Angela Maria Silva dos Santos
Brendha Karolyne Lopes Sousa
Deborah de Araújo Teixeira
Irlane da Silva e Silva
Nivea Maria Mesquita Cariman
Társia Allays Lima Xavier
RESUMO
Popularmente conhecida como a base da estabilidade da energia, a primeira lei da termodinâmica relata que, se houver alguma alteração de calor em sistemas relacionados entre si, as suas energias internas mudarão, isso pois o calor será uma energia essencial na substituição de um sistema compensando as desigualdades da energia interna e o trabalho.
Esta lei está associada ao conceito de temperatura, ela afirma que todos os corpos em contato térmico transferem calor entre si, até que se atinja o equilíbrio térmico. Desta forma, quando dois corpos com temperatura diferentes se tocam, o corpo que estiver mais quente transfere calor para aquele que está mais frio, sendo assim, as temperaturas do dois corpos se igualam. Isso faz com que ocorra o equilíbrio térmico.
Os projetos urbanos e residenciais levam em consideração esses limites, mas devem considerar também o bom aproveitamento dos recursos naturais. Um exemplo é o uso da energia solar para substituir aquecedores de água que funcionam com energia elétrica ou com queima de combustível .
Como pode ser ver a termodinâmica estar presente em tudo ao nosso redor na forma que vivemos nos alto moveis que nos transporta , e ate na formação de nossas casas e apartamento.
Palavras-chave:
Energia, Térmico, Termodinâmica, Temperatura
Abstract
Popularly known as the basis of energy stability, the first law of thermodynamics reports that if there is any heat change in systems related to each other, their internal energies will change, because heat will be an essential energy in replacing a system offsetting the inequalities of internal energy and work.
This law is associated with the concept of temperature, it states that all bodies in thermal contact transfer heat to each other, until the thermal equilibrium is reached. Thus, when two bodies with different temperature touch, the body that is warmer transfers heat to the one that is colder, so the temperatures of the two bodies equal. This causes thermal balance to occur.
Urban and residential projects take these limits into account, but they should also consider the good use of natural resources. One example is the use of solar energy to replace water heaters that run on electric power or with burning fuel.
As can be seen the thermodynamics be present in everything around us in the way we live in the high furniture that transports us, and even in the formation of our houses and apartment.
Keywords: Energy, Thermal, Thermodynamics, Temperature
INTRODUÇÃO
O ramo da física que engloba a termodinâmica surgiu durante a Revolução Industrial para um melhor desempenho de máquinas a vapor, porém, seu surgimento oficialmente se datou no século XIX “como o meio de identificar, mensurar e estudar de que maneira o grau de agitação molecular de um dado corpo (sistema) influencia na conservação de energia do universo analisado” (DOS SANTOS FILHO, 2021, p. 35).
Segundo MENDES (2020)
A Termodinâmica foi criada em 1824, com Sardi Carnot, que publicou "Reflexões sobre a Potência Motriz do Fogo", que trouxe as relações energéticas básicas entre a Máquina de Carnot, o Ciclo de Carnot e a Potência Motriz. Antes disso, Joseph Black fundou a ciência da calorimetria, ramo da termologia responsável pelo estudo das trocas de energia térmicas entre os corpos.
De origem grega, a nomenclatura “termodinâmica” vinda do original therme+ dynamis que significa calor em movimento, deste modo, é possível entender o conceito como um âmbito que analisa ações de movimentações em mudanças de temperaturas, trocas de calor, observação de volumes, pressão, transformações de energia e como estes agem nos sistemas físicos. Neste ramo da física, as leis da termodinâmica se baseiam sobre os possíveis deslocamentos de sistemas através de esforços ou energia.
Popularmente conhecida como a base da estabilidade da energia, a primeira lei da termodinâmica relata que, se houver alguma alteração de calor em sistemas relacionados entre si, as suas energias internas mudarão, isso pois o calor será uma energia essencial na substituição de um sistema compensando as desigualdades da energia interna e o trabalho. Com variadas restrições para transportes de energia, a segunda lei da termodinâmica impulsiona o sentido que é indicado a ir a cabo as técnicas termodinâmicas e aplica a incapacidade de propagar-se em sentido adverso, lembrando que a segunda lei se fundamenta no conceito em que quantidade de energia não se converte em produção de trabalho. Sobre a terceira lei da termodinâmica, relata sobre que quando um sistema atinge um grau de temperatura que se aproxime a zero absoluto, a entropia tem um valor mínimo, deste modo, quando mais próxima de zero a temperatura estiver, a entropia estará também. E por fim, a lei zero da termodinâmica propõe que "se dois corpos A e B estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico entre si", revelando as trocas de calor entre os corpos.
Conhecido como o "pai da termodinâmica”, o francês Nicolas Léonard Sadi Carnot (1796-1832), além de ser um matemático, físico e engenheiro mecânico, foi o grande responsável a apresentar o conhecido ciclo de Carnot, o primeiro exemplo teórico das máquinas térmicas, logo após deu origem a segunda lei da termodinâmica demonstrando seus fundamentos.
Outros nomes também foram importantes como Galileu Galilei (1564-1642) sendo um dos primeiros a construir um termómetro rudimentar, o termoscópio, em 1593; James Watt (1736-1819) que fez importantes aperfeiçoamentos nas máquinas a vapor, a ponto de estimular a Revolução Industrial; Joseph Black fazendo a distinção entre temperatura e calor; Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), inventando o termómetro de álcool em (1709), termómetro de mercúrio 1714 e desenvolvendo a escala de temperatura fahrenheit; e Thomas Seebeck (1770-1831) estudando os efeitos do calor sobre condutores.
...