ÍNDICES ECONÔMICOS CDI FGTS PIB
Por: fernandoekaique • 13/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.465 Palavras (18 Páginas) • 196 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE
UNIDADE ANTÔNIO CARLOS
ENGENHARIA
ÍNDICES ECONÔMICOS
CDI
FGTS
PIB
DIOGO FERNANDO GOMES – RA: 6445301467 – ENG. MECÂNICA
FABIO ADRIANO P. SILVA – RA: 6658350820 – ENG. MECÂNICA
FERNANDO TORRES BOSANI – RA: 6452337468 – ENG. PRODUÇÃO
GUILHERME DOS SANTOS MARTINS – RA: 6656392252 – ENG. MECÂNICA
KAIQUE MURINELI L. DOS SANTOS – RA: 6622315194 – ENG. PRODUÇÃO
LUCIANO VICENTE DA FONSECA – RA: 6443288500 – ENG. CIVIL
RAFAEL RODRIGUES REIS – RA: 6814012543 – ENG. PRODUÇÃO
RAMON RIBEIRO DE SOUZA – RA: 6658369904 – ENG. MECÂNICA
TIAGO TADEU RODRIGUES – RA: 627227299 – ENG. CIVIL
WENDERSON LUIZ DOS SANTOS – RA: 6655377414 – ENG. CIVIL
BELO HORIZONTE
2014
ÍNDICES ECONÔMICOS
CDI
FGTS
PIB
DIOGO FERNANDO GOMES
FABIO ADRIANO P. SILVA
FERNANDO TORRES BOSANI
GUILHERME DOS SANTOS MARTINS
LUCIANO VICENTE DA FONSECA
KAIQUE MURINELI L. DOS SANTOS
RAFAEL RODRIGUES REIS
TIAGO TADEU RODRIGUES
WENDERSON LUIZ DOS SANTOS
RAMON RIBEIRO DE SOUZA
Trabalho de Engenharia Econômica apresentado por; Diogo Fernando Gomes, Fábio Adriano P. Silva, Fernando Bosani, Guilherme dos Santos Martins, Kaique Murineli L. dos Santos, Luciano Vicente da Fonseca, Rafael Rodrigues Reis, Ramon Ribeiro de Souza,Tiago Tadeu Rodrigues e Wenderson Luiz dos Santos, como exigência do curso de graduação em Engenharia da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte sob a orientação do professor Roberto Martins
BELO HORIZONTE
2014
AGRADECIMENTOS
A DEUS Hoje, mais do que nunca, compreendemos a existência de uma força maior. Sabemos que essa força nos ajudou a seguir este caminho e nos fará seguir sempre em frente.
Aos MESTRES. Ser mestre não é apenas lecionar, ensinar não é apenas transmitir o conteúdo programático. Ser mestre é ser orientador e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o aluno passo a passo. É transmitir a este os segredos da caminhada. Ser mestre é ser exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e de amor.
Aos COLEGAS. Inicio de primeiro período, ninguém conhecia ninguém! Uma simples dinâmica na sala, e já foi o suficiente para podermos conversar um com os outros e começar uma amizade. Com o passar do tempo, no momento que um vai precisando do outro, seja para copiar uma matéria, para estudar em conjunto, ou para fazer uma aula prática, vamos conhecendo melhores as pessoas e criando uma amizade realmente verdadeira, para levar pra vida toda! Valeu todo esforço e sofrimento que passamos até aqui e tenho certeza que nós aprendemos muito um com os outros e ainda temos muito que aprender, afinal, ainda faltam 7 períodos.
Aos FAMILIARES. Quanto sufoco já passamos até aqui heim?! Ufa! Mas até que enfim estamos caminhando rumo ao nosso objetivo. E o que seria de nós sem o amor, o apoio (moral, psicológico e muitas, inúmeras vezes financeiras) de vocês? Nossos agradecimentos eternos, amamos vocês.
RESUMO
Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela CLT e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, equivalentes a 8,0% do salário pago ao empregado, acrescido de atualização monetária e juros.
Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.
O trabalhador pode utilizar os recursos do FGTS para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional.
Assim, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda.
A importância dos recursos do Fundo para o desenvolvimento do país ultrapassa os benefícios da moradia digna, pois financiam, também, obras de saneamento e infra-estrutura, gerando melhorias na qualidade de vida, ao proporcionar água de qualidade, coleta e tratamento do esgoto sanitário.
O FGTS tem sido a maior fonte de recursos para a Habitação Popular e o Saneamento Básico.
Palavras chaves: FGTS, Trabalhador brasileiro.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 06
1. OS IDOSOS NO BRASIL 09
1.1 – Envelhecimento 10
1.2 - A Alterações Fisiológicas no Processo de Envelhecimento 12
2. A ATIVIDADE FÍSICA 14
3. ATIVIDADES FÍSICAS: BENEFÍCIOS PARA A QUALIDADE DE VIDA 21
4. A RECREÇÃO E O LAZER COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO 25
4.1. Uma Terceira Idade bem sucedida, self e bem-estar subjetivo 26
CONSIDERAÇOES FINAIS 29
REFERÊNCIAS 31
INTRODUÇÃO
1. O FGTS
O FGTS é uma poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador que funciona como uma garantia para protegê-lo em caso de demissão sem justa causa. Os valores do FGTS pertencem exclusivamente ao trabalhador e, em algumas situações especiais, pode ser sacado sem que o trabalhador tenha deixado o emprego.
...