'Aguá no Brasil: Abundancia, desperdício e escassez.
Por: Katia Aguiar Pais • 28/3/2016 • Resenha • 734 Palavras (3 Páginas) • 1.398 Visualizações
FACULDADE ARAGUAIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 1° PERIODO
ALDO DA C. REBOUÇAS
ÁGUA NO BRASIL:
ABUNDÂNCIA, DESPERDÍCIO E ESCASSEZ
Goiânia/GO
2016
Kátia Aguiar Pais
Ignna Raissa da Silva Souza Leão
Nazário Costa Santos Júnior
Robinson da Conceição Regis
ÁGUA NO BRASIL:
ABUNDÂNCIA, DESPERDÍCIO E ESCASSEZ.
Resumo apresentada para a disciplina Língua
Portuguesa, no curso de Engenharia Ambiental-
1° Período da Faculdade Araguaia. Sob
Orientação da Prof. Ma. Sandra Paro
Goiânia/GO
2016
INTRODUÇÃO
Brasil tendo uma medida 8,547.403,5 km tornou se o quinto pais do mundo com essa extensão territorial localizado no centro oriental com 47,7% dessa área dando -lhe características de um pais tropical sendo um pais que chove muito devido sua localização geográfica.
Mais mesmo assim suas cidades sofrem por falta de água sendo que tem uma grande abundancia de água com seus rios que nunca secam.
Assim o tratamento de esgoto doméstico não tem muita importância e são lançados nos rios sem menor preocupação.
Pois o governo acha caro o tratamento de rede saneamento básico muito caro mais se esse tratamento fosse feito com eficacia a população daria menos custos com despesas hospitalares.
Com fontes magnificas de água e propicio a geração de energia elétrica temos apenas um de três livros que regulam então o potencial de nossas águas a maior partes das empresas de água
No brasil não fazem o tratamento do esgotos domésticos no brasil e assim a maior parte da população.
O DESPERDÍCIO NA AGRICULTURA
No Brasil a maior utilização de água acontece na irrigação. Sendo usados os métodos menos eficaz, como o espalhamento superficial, pivô central e aspersão convencional. Esses dois últimos métodos são pouco eficientes no uso de água, mas são bastante usados na energia elétrica.
Segundo a ONU mais da metade dos rios do mundo estão sendo poluídos por esgotos que são jogados neles sem o devido tratamento.
É de grande importância o tratamento de esgoto, pois a falta dele, como ocorre acarreta outros problemas como doença, degradação ambiental, ainda assim o governo investe mais na saúde que no saneamento básico. Segundo a OMS, pra cada dólar investido no saneamento básico, há uma redução de cinco dólares em despesas médicas.
O Brasil precisa investir cerca de 100 bilhões em dez anos para universalizar o serviço de água e esgoto.
Há uma necessidade de gestão integrada da gota d’água disponível – águas que fluem nos rios, águas subterrâneas e água de reuso. Para a conscientização do uso da água, que é a alternativa mais barata para a solução de problemas futuros.
...