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A Análise do Tempo de Reverberação

Por:   •  30/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  420 Visualizações

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[pic 1]

isis watanabe;

Paulo Gedeão Mendes;

Thaís Viana da Costa.

condicionamento acústico

Tempo de Reverberação

6CIV035 – CONFORTO AMBIENTAL

[pic 2]

Londrina

2016


isis watanabe;

Paulo Gedeão Mendes;

Thaís Viana da Costa.

condicionamento acústico

Relatório apresentado para a turma 2000 no curso de graduação de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina, na disciplina de Conforto Ambiental, ministrada pela professora Drª Cláudia Donald Pereira.

Londrina

2016


1. INTRODUÇÃO

Atualmente, a área de engenharia acústica tem sido amplamente requisitada, pois há uma demanda cada vez maior de projetos acústicos eficientes, que assegurem a qualidade sonora em sua utilização. Essa demanda não só se justifica em novas edificações, mas principalmente em adaptações de construções já existentes para fins pela qual não foi projetada inicialmente.

Nota-se um exemplo desta nova demanda, no advento dos shopping centers; as salas de cinemas, antes estabelecimentos espalhados pela cidade, migraram rapidamente a eles. Logo, houve-se uma mudança no comportamento dos usuários e cada vez mais as salas de cinema fora dos shopping centers foram sendo abandonadas. Seria um grande prejuízo a cultura não adaptá-las para outros fins de entretenimento, portanto, neste trabalho, propõem-se a adaptação de uma antiga sala de cinema numa sala de concerto.

Esta antiga sala de cinema possui as seguintes características:

-Dimensões do ambiente: 12,15m x 17,00m.

-Piso: concreto aparente, sem revestimento.

-Paredes: reboco liso.

-Teto: reboco liso.

-4 Portas acústicas com face de madeira (1,20m x 2,20m cada).

-1 janela de vidro simples 3mm (1,20m x 0,60m).

-Poltronas estofadas: 120 assentos.

-Tela de cinema: 4,00m x 10,00.

Pode-se observar as demais características detalhadas da sala na planta baixa (Anexo 1) e na planta em corte (Anexo 2).

A análise inicial será realizada calculando-se o tempo de reverberação no estado atual que a sala se encontra para 50% e 100% de ocupação nas frequências: 125, 250, 500, 1000, 2000 e 4000 Hz.

Posteriormente, será proposto melhorias, para adequá-la ao seu novo uso, a sala de concertos. A qualidade de uma sala de concertos depende da qualidade da reverberação, que é o equilíbrio entre o som direto e o som reverberante. A distinção das performances musicais ouvidas em salas de concertos é resultado da boa qualidade do som reverberante e a ausências de sons de interferência.

 

2. tempo de reverberação atual

O tempo necessário para o nível de som chegar ao máximo ou diminuir até zero, a partir de seu valor de equilíbrio, é chamado tempo de reverberação e esta é a mais importante característica de uma sala de concertos.

Os músicos ou as pessoas que gostam do tema sabem que determinados tipos de composição foram feitas para serem tocadas em locais específicos.

Por exemplo, o canto gregoriano. As igrejas góticas possuíam pé direito muito elevado, levando a um tempo de reverberação alto, isso faz com que seja necessário falar de forma mais lenta e alongada para obter-se inteligibilidade da informação. Por isso o canto gregoriano tem aquelas frases alongadas cantadas lentamente.

Já no período Barroco, devido a característica das pequenas capelas com paredes paralelas, possuía-se um tempo reverberação muito pequeno, propiciando, portanto, a criação de músicas para serem cantadas mais rápidas.

Atualmente já se tem conhecimento que se o tempo de reverberação é muito curto, as notas musicais são ouvidas isoladas umas das outras e a música é percebida de maneira leve. Se, o tempo de reverberação é muito longo, os sons das notas mais recentes se chocam com os das notas tocadas anteriormente, causando uma sensação de um som mais “arrastado”.

2.1 absorção sonora de cada superfície interna () - sala de cinema [pic 3]

Para cálculo da absorção sonora (), é necessário determinar anteriormente, os diferentes materiais de revestimento das superfícies a qual o som será exposto. Também, deve-se determinar as áreas correspondentes a cada superfície, exceto no caso de pessoas e cadeiras que ao invés da área indica-se a quantidade. Todas esses informações foram organizadas na tabela 1 para 100% de ocupação e na tabela 2 para 50% de ocupação. [pic 4]


Tabela 1: Dados antiga sala de cinema em desuso 100% de ocupação

Superfície

Material de revestimento

Área da superfície

m2

1

Piso

Concreto aparente sem revestimento

181,30

2

Paredes

Reboco Liso

259,79

3

Teto

Reboco Liso

206,55

4

Portas

Madeira

10,56

5

Janela

Vidro Simples 3mm

0,72

6

Tela de Cinema

Tela de Cinema

40,00

9

Poltronas com Pessoa

Estofadas

120,00

Fonte: Dos autores,2016

Tabela 2: Dados antiga sala de cinema em desuso 50% de ocupação

Superfície

Material de revestimento

Área da superfície

m2

1

Piso

Concreto aparente sem revestimento

181,30

2

Paredes

Reboco Liso

259,79

3

Teto

Reboco Liso

206,55

4

Portas

Madeira

10,56

5

Janela

Vidro Simples 3mm

0,72

6

Tela de Cinema

Tela de Cinema

40,00

7

Poltronas Estofadas Vazias

Coberta com tecido

60,00

8

Poltronas com Pessoa

Estofadas

60,00

Fonte: Dos autores,2016

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