A Assistência Farmacêutica
Por: Jackson Brito • 30/9/2018 • Artigo • 316 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
Assistência Farmacêutica
Em relação ao exposto, eu acho justo, a obtenção de medicamentos mediante a judicialização, visto que todo o recurso para atendimento da população, em relação aos medicamentos, cabe aos estados e municípios. Infelizmente tudo isso esbarra na falta de transparência por ambas as partes. A união informa que repassa para os estados e municípios. Estes por sua vez não destinam da forma correta, ocasionando um descontrole e um desabastecimento mutuo de medicamentos considerados básicos. Mesmo mediante a uma política de medicamentos que fora criada, justamente para burocratizar esses repasses, bem como categorizar as classes junto a sua necessidade.
É notório a falta de planejamento por todos envolvidos no processo de distribuição de recursos. Por isso observamos hoje, o sistema SUS sucumbindo por falta de recursos básicos, medicamentos considerados essenciais para a manutenção do tratamento da população que precisa para sobreviver, falta. Pessoas que não tem recursos financeiros para comprar, acabam morrendo.
Falta transparência, entendimento e compreensão de todos sobre essa política. Deve sim haver repasse necessário, distribuição correta e prestação de contas justas. Como isso não acontece, cabe aos menos favorecidos recorrer a justiça para conseguir um direito que não foi assistido e garantido pelo estado.
Seria injusto com a população tamanha transparência? Claro que não! pagamos impostos, que não são baratos, o temos de retorno o total descaso por parte de quem deveria suprir as nossas necessidades básicas. São milhões, bilhões que são desviados descaradamente, são dignidades que são tiradas descaradamente, tudo prol de si. A de se julgar, também a falta de controle dos estados, municípios e principalmente da união, visto que os recursos partem deles inicialmente. Como eu emprestou dinheiro e não controle como o mesmo esta sendo investido? Como eu recebo o dinheiro emprestado e não consigo destinar e empregar de forma correta? Realmente alguma coisa esta errada e continuará errada até que se façam alguma coisa de fato, e não apenas maquiar
...