A Atividade Avaliativa Da Disciplina: Introdução À Nanociência E Nanotecnologia
Por: Gusta1313 • 14/12/2023 • Trabalho acadêmico • 816 Palavras (4 Páginas) • 89 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ENGENHARIA DE MATERIAIS
ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA
Gustavo Batista Lima 202203611
GOIÂNIA (GO)
DEZEMBRO, 2023
ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA
Atividade apresentada como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Introdução a Nanociência e Nanotecnologia, do Curso de graduação em Engenharia de Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás
Orientador: Prof. Dr. Andris Figueiroa Bakuzis
GOIÂNIA (GO)
DEZEMBRO, 2023
EXPLIQUE O QUE É UM “PLASMON” E COMO É POSSÍVEL CONTROLAR A FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA.
Um plasmon é uma onda coletiva de excitação de elétrons em um material condutor, como metais, induzida pela interação com um campo eletromagnético. Em outras palavras, é a oscilação dos elétrons na superfície de um metal em resposta à incidência de luz. Esse fenômeno é de particular interesse em nanoestruturas metálicas, onde a ressonância de plasmons de superfície (SPR) pode ocorrer. A frequência de ressonância está relacionada à frequência da luz incidente e às propriedades do material, como sua constante dielétrica.
DÊ 10 EXEMPLOS DE APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS E/OU BIOMÉDICAS RELACIONADAS AO USO DE NANOESTRUTURAS DE AU.
- O Sensores de SPR (Surface Plasmon Resonance): Detecção de biomoléculas, como proteínas e DNA, em tempo real.
- Nanopartículas de ouro para terapia contra o câncer: Ouro pode ser usado para transportar medicamentos e direcioná-los especificamente a células cancerígenas.
- Marcadores para diagnóstico: Nanoestruturas de ouro são frequentemente usadas como marcadores em técnicas de imagem, como microscopia de fluorescência.
- Dispositivos de armazenamento de dados: Nanoestruturas de ouro podem ser exploradas para o desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de dados de alta capacidade.
- Catalisadores: Nanoestruturas de ouro são eficazes catalisadores em reações químicas específicas.
- Sensores de gás: Uso de nanopartículas de ouro para detecção sensível de gases.
- Tecnologias ópticas avançadas: Desenvolvimento de dispositivos ópticos como lentes e filtros baseados em nanoestruturas de ouro.
- Nanotecnologia em eletrônica: Incorporação de nanoestruturas de ouro em dispositivos eletrônicos para melhorar o desempenho.
- Filmes finos de ouro em eletrônicos: Uso de camadas finas de ouro em dispositivos como transistores e sensores.
- Tratamento de doenças neurodegenerativas: Pesquisas exploram o uso de nanoestruturas de ouro para entrega de drogas no tratamento de doenças como Alzheimer.
EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DA PONTA DE PROVA NO NANOSCÓPIO BRASILEIRO PARA VISUALIZAÇÃO DO SINAL RAMAN.
No caso específico do sinal Raman, a ponta de prova é essencial para a excitação e detecção de fótons Raman. O Raman é uma técnica espectroscópica que fornece informações sobre as vibrações moleculares, permitindo a identificação de compostos e a análise da estrutura molecular. A ponta de prova precisa ser altamente sensível e precisa para garantir a resolução espacial necessária na obtenção de dados Raman em escalas nanométricas. A qualidade da ponta de prova influencia diretamente a resolução e a confiabilidade das medições obtidas no nanoscópio brasileiro.
...