A Atividade Individual Contabilidade Financeira FGV
Por: Thiago Ferreira • 19/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.753 Palavras (8 Páginas) • 829 Visualizações
ATIVIDADE INDIVIDUAL
Matriz de atividade individual
Disciplina: Contabilidade Financeira
Módulo: Atividade Individual
Aluno: Thiago Luis Ferreira
Turma: 0521-1_33
Tarefa: Relatório de análise econômica e financeira da empresa Magazine Luiza, nas demonstrações contábeis de 2019 x 2020.
Introdução
Nesta Atividade de conclusão do módulo de Contabilidade Financeira serão analisados o Balanço Patrimonial e o DRE da empresa Magazine Luiza, nos anos de 2019 e 2020, bem como calculados e comentados os seguintes tópicos:
análise horizontal;
análise vertical;
cálculo dos índices de liquidez;
cálculo da estrutura de capital;
cálculo da lucratividade;
cálculo da rentabilidade;
conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa.
Através de critérios de análise econômico-financeira e análise dinâmica do capital de giro, podemos elaborar a visualização do status da empresa no cenário atual e gerar possíveis estratégias de atuação da empresa através de seus stakeholders internos e proporcionar dados para que terceiros possam efetuar a tomada de decisão sobre investimentos na empresa.
Análise horizontal
Através da análise horizontal 2019/20, podemos observar que a empresa MAGALU efetuou uma redução em suas aplicações financeiras (AC) em -72% e efetuou acréscimo em seu estoque em 55%. Essa estratégia pode ter em vista o ganho através de maior giro de seu estoque (Item será detalhado na sequência). Outros pontos a observar são:
Elevação em 488% em outros ativos circulantes;
Elevação de contas a receber em 24%;
Elevação da percentual de participação de fornecedores em 41%;
Elevação em empréstimos e financiamento em 20k% (maior endividamento a curto prazo);
Isenção de tributos;
Redução das reservas de capital em 207%;
Elevação de outros resultados abrangentes em 251%.
Análise vertical
Podemos observar através da tabela abaixo que a empresa MAGALU, efetua a concentração de seus ativos em 2019/20 em aplicações financeiras / estoque (AC) e em imobilizado (ANC). Através desta estratégia, a empresa visa absorver um percentual de renda a partir de aplicações que não dependem diretamente de negócios realizados pela empresa, mas sim do mercado nacional ou internacional. O investimento em estoque, visa o ganho com compras a larga escala (possível ganho através de descontos) e efetuando giro alto das mercadorias. Se falando que ANC, a empresa visou o investimento em imobilizado para criar uma estrutura em diferentes regiões de atuação, podendo atender a todos os públicos. Em uma parcela menor, pode-se observar que a empresa efetua vendas com parcelamento, efetuando uma margem de contas a receber significativa, gerando um ativo circulante.
Se tratando de patrimônio e passivo, podemos observar que a empresa concentra os fundos em passivo circulante através de fornecedores, que efetuam suas vendas para a MAGALU e a mesma utiliza o desembolso após a venda de seus estoques efetuando um endividamento a curto prazo.
Cálculo dos índices de liquidez
Podemos observar a capacidade financeira da empresa para honrar os compromissos com terceiros analisando os seguintes indicadores:
LI = disponível/passivo circulante
Este indicador visa demonstrar a capacidade que a MAGALU possui em honrar seus compromissos a curto prazo somente recursos próprios;
Quanto menor o valor em caixa melhor para a companhia, que significa que seus recursos são correntes e não ficam parados, gerando maior giro em fluxo de caixa;
Podemos observar que existe uma elevação de LI de 2019 para 2020, significando um maior volume de caixa em 2020.
LC = ativo circulante/passivo circulante
Este indicador visa demonstrar a capacidade que a MAGALU possui em honrar seus compromissos com todo o capital de giro existente em curto prazo (até 12 meses);
Para este indicador ideal que seja maior que 1, significando que a empresa possui capital de giro suficiente para quitar suas dívidas a curto prazo.
Podemos observar que a MAGALU possui a LI >1, podendo arcar com seus compromissos em 2019/20. Existe uma diferença considerável de 0,4, sinalizando que a empresa reduziu seu capital de giro.
LS = (ativo circulante - estoque)/passivo circulante
Este indicador visa demonstrar a capacidade que a MAGALU possui em honrar seus compromissos a curto prazo com o seu capital de giro, sem os estoques;
O indicador visa identificar a dependência da empresa de seus estoques para quitar com seus compromissos a curto prazo.
Através deste indicador, podemos efetuar a análise que os estoques não podem ser considerados essenciais para quitar as dívidas a curto prazo, sendo em 2019 >1 significando um giro de estoque ideal e próximo a LC. Em 2020 podemos observar que a LC é <1, significando que a empresa depende de seus estoques para quitar as dívidas a curto prazo.
LG = (ativo circulante + realizável a longo prazo)/(passivo circulante + passivo não circulante)
Este indicador visa demonstrar a capacidade que a MAGALU possui em honrar seus compromissos a curto e longo prazo utilizando todos os seus recursos realizáveis, sendo a curto ou longo prazo.
Nos dois anos analisados, podemos observar que o indicador de LG está acima de 1, significando que a companhia tem seus passivos a longo prazo, utilizando recursos de terceiros para fazer o giro de caixa.
Pode-se observar que efetuando
...